Colunistas

PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

A sigla é muito usada por várias empresas para construção de um plano: PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, que aponta para o desenvolvimento que o indivíduo precisa percorrer para crescer naquela empresa ou carreira.Usando a mesma sigla, mas com significado diferente, é possível construir uma nova maneira de progressão na sua carreira.

Olhando para sua carreira e as necessidades para você evoluir. Quero perguntar se você conhece o seu ponto forte. Você sabe qual a sua competência diferencial no mercado? O seu potencial tem sido usado para se diferenciar no mercado? Por que seria contratado? Ou demitido? Você sabe distinguir essas características – as que colaboram com você e as que te prejudicam? Quando responder todas essas perguntas de forma convicta, poderá então usar essa mesma sigla para descobrir o seu PDI, o Potencial Diferente Interno.

Quero convidar você a procurar seu PDI e a cada dia buscar colocá-lo a favor das pessoas e ou empresa onde estiver. Vamos?

Recomendados

1 – Escreva num cartão, num papel ou no espelho do seu banheiro. O importante é que todos os dias você olhe para ele e veja o quanto, onde e em que situações você usou suas competências. Somente assim poderá colocar cada dia mais essa característica a seu favor e em benefício das pessoas que te cercam, o que aumentará o seu diferencial.

2 – Usando o conceito do CHA (Conhecimento, Habilidade, Atitute), veja como fazer. Comece pelo C (Conhecimento) – onde a leitura funcionará como um lubrificante para o cérebro. Depois passe para o H (Habilidade) – troca de experiências, suor, fazer, executar, aprender, desaprender, transformar, fazer novamente, mudar o caminho. Finalmente, mas não menos importante, A (Atitude) – comportamento, inteligência emocional, contato, relacionamento.

Bom, se você já está usando tudo isso, com certeza está em uma carreira promissora. Para potencializar ainda mais, é preciso achar uma empresa onde os valores e a cultura se conectam com a sua.

Esse é o caminho para você construir uma carreira de sucesso e de plenitude. Sua carreira deve se integrar à sua vida e ao seu propósito, para que faça sentido para você.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos