Colunistas

O alerta de 1º de agosto

Nesta semana, a população mundial consumiu todos os recursos naturais – frutas, verduras, carnes, peixes, água, madeira, entre outros produtos – disponíveis para 2018 e já começou a retirar do planeta mais do que ele pode oferecer. A data, que neste ano caiu na última quarta-feira, é chamada de “Earth Overshoot Day”, – em português, Dia da Sobrecarga da Terra -, e é calculada anualmente pela organização internacional Global Footprint Network  – @globalfootprintnetwork. Em 2017, a população esgotou os recursos do planeta no dia 2 de agosto.

Mais terra
Segundo a Global Footprint Network, para satisfazer as necessidades de recursos naturais da população global seria preciso ter uma Terra e mais 70% de outra. O ser humano passou a consumir acima da capacidade de regeneração da natureza na década de 1970. Desde então, o Dia da Sobrecarga da Terra acontece cada vez mais cedo. Portanto, fica o alerta para começarmos a mudar nossos hábitos e sermos conscientes sobre os nossos modos de consumo. A ideia é, principalmente, diminuir o uso de tudo que é descartável. Fonte: @vivendosustentabilidade

Economia circular do plástico
O incentivo ao desenvolvimento de uma economia circular do plástico é uma das soluções apontadas pelo presidente do Sindiplast-ES (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo), Gilmar Regio.  “Nesse combate desenfreado feito contra o plástico, precisamos pensar na principal causa dos problemas relacionados ao seu uso, que é o descarte incorreto. Precisamos incentivar o desenvolvimento de uma economia circular, pensando desde a produção, destino final e retorno para o consumo. É fundamental buscar incentivos à indústria de reciclagem que, no Brasil, possui uma cadeia formada especialmente por micro e pequenos negócios que lutam diariamente para sobreviver”, disse.

E VEJA HOJE
No Quadro Espaço Sustentável, que vai ao ar hoje, às 18h50, no Jornal Capixaba/Band, você vai ver os impactos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente, principalmente por conta do descarte irregular. Além de entupirem bueiros, poluem matas, rios e oceanos, e geram a mortalidade de animais por ingestão. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cinco trilhões de sacolas plásticas são utilizadas por ano no mundo. E os números não param por aí. Espero vocês!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos