Estratégia do PT é usar prazos e Lula por bancada

Por Cláudio Humberto

Apesar de o registro de candidaturas acabar em 15 de agosto, o prazo para julgar registros é 17 de setembro, a 20 dias do 1º turno. Isso não inclui eventuais recursos, mas o PT conta com o ritmo lento da Justiça para manter Lula “candidato oficial” até a decisão final sobre o registro do petista. Essa é a estratégia do PT, que tenta enganar o eleitor com uma candidatura que na verdade não existe. A prioridade do PT é a bancada de deputados federais, não Lula, que é carta fora do baralho.

Mentira é estratégia eleitoral

A lorota da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de que Lula é ‘candidato sem registro’ é desenhada apenas para tentar eleger ‘órfãos’ de Lula.

Lorota é única chance

Petistas sem apoio e alianças só conseguirão se eleger com o apoio de Lula. Sem Lula candidato do PT, muitas candidaturas já estão perdidas.

Como sempre, o dinheiro

Só priorizando seus deputados o PT vai sobreviver. É o tamanho dessa bancada que determina quanto o partido recebe por mês do Fundão.

Sonho distante

O sonho do PT é que o nome de Lula seja incluído nas urnas, mesmo com o ex-presidente preso por corrupção e lavagem de dinheiro.

Americana substitui 15 empresas brasileiras

A decisão da ministra Cármen Lúcia (STF) de liberar a Telebrás para entregar à Viasat Inc. 100% da operação do Satélite de Defesa Estratégica e Comunicação (SGDC), sem licitação, causou espanto. A Viasat é uma empresa americana e criou microempresa com capital de apenas R$ 5 mil só para operar o satélite brasileiro de R$ 2,8 bilhões. A Telebrás diz que parado, o satélite gera prejuízo milionário, mas não explica o contrato. Ao menos 15 outras empresas operariam o SGDC.

O tempo corre

A ministra Cármen Lúcia liberou a operação apenas para que a União não tenha prejuízos. A validade do contrato ainda será analisada.

Suspeita

O contrato de operação questionado foi suspenso na Justiça, que o manteve suspenso em toda instância até o agravo acatado no STF.

Briga inútil

Para o Sindicato das Empresas de Telecomunicações a decisão final poderá ocorrer em 10 ou 15 anos. É quase a vida útil do satélite.

Lorota verde

Tentando polarizar com Bolsonaro, aliados de Maria Silva espalham que ela foi “monitorada” pelo regime militar. Eles não sabem fazer contas: Marina tinha 6 anos no golpe de 1964, era babá em 1973 (auge da ditadura) e ingressaria na política em 1985, já na redemocratização.

Voto em trânsito

A expectativa de abstenção recorde levou o Tribunal Superior Eleitoral a intensificar campanha de cadastro, até 23 de agosto, daqueles que não estarão no domicílio, mas também não desejam perder o voto.

O centro ‘engorda’

PTB, PV, PSD, DEM e SD realizam convenções dia 28. Aldo Rebelo (SD) e Guilherme Afif (PSD) brigam para emplacar candidaturas, mas esses partidos não devem ter candidatos próprios a presidente.

Só eles

Até agora só a candidata do PSTU a presidente, Vera Lúcia, e do PSOL, Guilherme Boulos, definiriam quem serão seus vices: Hertz Dias no PSTU e Sônia Guajajara no PSOL. Nenhum outro partido tem vice.

Você já sabia

A oficialização ontem da decisão de Jofran Frejat de desistir da candidatura ao governo do DF, apesar de ser o líder das pesquisas, foi adiantada nesta coluna e pelo site Diário do Poder, em 17 de julho.

Divisão perdedora

A desistência de Frejat (PR) desarrumou as alianças que sustentavam sua candidatura no DF. E logo pareceram três novos pré-candidatos: Ibaneis Rocha (MDB), Cristovam Buarque (PPS) e Joe Valle (PDT).

Mais rápido que se imagina

A Súmula 45 do Tribunal Superior Eleitoral prevê que o juiz eleitoral pode reconhecer sozinho a inelegibilidade (ou elegibilidade) de candidatos, podendo decretar “ex-officio” um candidato ficha suja.

Resultados

A soja em grão representou 16% das exportações do Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo o Icomex. O estudo também revela que, somados, minério de ferro, petróleo e soja correspondem a um terço do total de exportações do País nos primeiros seis meses de 2018.

Pensando bem…

…“candidatura única da esquerda” este ano é tão provável quanto uma eleição fácil.

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo