Colunistas

O melhor presente para os filhos

Psicóloga clínica, Laura Sanches costuma dizer que a presença inteira, completa e livre de julgamentos é o melhor presente que os pais podem dar a seus filhos – e também a si próprios. Não por acaso, a escritora que vive em Lisboa se tornou uma das principais difusoras do impacto do conceito de “mindfulness” no exercício da paternidade e da maternidade. “Mindfulness” significa atenção plena.

ANÚNCIO

Segundo Laura, o estresse diário, a correria no trabalho e em casa e as obrigações cotidianas não permitem aos pais estarem em forma plena para quem mais amam: seus filhos. Quando se relacionam com os pequenos, eles não estão presentes: estão agarrados ao celular, às preocupações que deixaram no trabalho. A especialista diz que é preciso quebrar esses padrões e criar novos modelos para estar em família.

O primeiro passo para a mudança em casa, diz Laura, é um exercício de autoconhecimento. Os pais precisam entender melhor o passado, a própria história, para não repetir um ciclo de erros. Precisam aprender a cuidar melhor de si mesmos para ser tornarem mais tranquilos e confiantes. É um pouco como nos treinamentos dados nos aviões: em caso de despressurização da cabine, coloque a máscara de oxigênio em você antes de tentar ajudar alguém.

Recomendados

Fazendo as pazes com o passado
“Exercer plenamente a paternidade é um processo de crescimento em que podemos criar filhos felizes e seguros”, explica Laura. “Mas temos também uma fantástica oportunidade de nos transformarmos, de fazer as pazes com o nosso passado e de crescer verdadeiramente, à medida que eles crescem também.”

No livro “Mindfulness para Pais”, publicado no Brasil pela editora Matrix, Laura ensina mães e pais como educar de forma consciente, estabelecendo uma ligação sólida com os filhos, assumindo o papel de guias sem medo, respondendo em vez de reagir, criando um ambiente seguro através da empatia, educando para os limites e respeitando-lhes as oposições.

Tags

Últimas Notícias