Colunistas

O que acontece com o seu corpo quando você para de fumar?

Você já sabe: o cigarro faz MUITO mal à saúde. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 156 mil mortes ao ano causadas pelo tabagismo: são 428 pessoas por dia! Isso representa 12,6% de todas as mortes registradas no país.

Fumar é segunda principal causa de doenças cardiovasculares, a enfermidade que mais mata no mundo. Além disso, o cigarro causa 85% das doenças pulmonares crônicas e 30% de todos os cânceres. Pra completar, o fumante perde aproximadamente sete anos de vida em comparação com um não fumante.

“O cigarro é o único produto vendido livremente nas prateleiras que vai matar 60% dos seus consumidores. Apesar da prevalência do tabagismo estar diminuindo no Brasil, como resultado das inúmeras ações anti-tabaco promovidas pelo Ministério da Saúde, o cigarro ainda é um dos principais fatores de risco para as doenças pulmonares, cardiovasculares e câncer, dentre outras”, diz o médico Luiz Fernando Sella, endocrinologista, especialista em Medicina de Estilo de Vida e diretor médico do Rituaali Clínica & Spa, em Penedo (RJ).

Recomendados

Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, não desista. Tente novamente. A maioria dos ex-fumantes só conseguiu parar depois de algumas tentativas. Dr. Luiz Fernando aponta, a seguir, o que acontece com o organismo de quem deixa de fumar. São motivos de sobra para resistir à vontade de dar o primeiro trago.

Após 20 minutos: sua pressão arterial e pulsação voltam ao normal. Seu nível de oxigênio no sangue aumenta.

Após 24 horas: seus pulmões começam a desintoxicar.

Após 48 horas: seu paladar e olfato estarão funcionando melhor. Não há mais nicotina em seu corpo.

Após 72 horas: sua respiração fica mais fácil. Os tubos bronquiais começam a relaxar e você começa a ter mais energia.

Após 2 semanas: os sintomas negativos de abstinência e os efeitos colaterais começam a desaparecer, sua circulação melhora e seus pulmões começam a cicatrizar de fato. Andar e correr se tornam muito mais fácil.

Após 3 a 9 meses: tosse, chiado e problemas respiratórios diminuem. A capacidade pulmonar aumenta em 10% e seu condicionamento físico melhora.

Após 1 ano: esse é um marco muito importante! O risco de você ter alguma doença do coração agora é metade do risco que um fumante tem.

Após 2 anos: o risco de recaídas diminui e a chance de você parar definitivamente aumenta muito após o segundo ano.

Após 5 anos: o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) é reduzido ao nível de alguém que nunca fumou.

Após 10 anos: o risco de câncer de pulmão é 50% menor do que o risco das pessoas que continuam fumando, quase o risco de alguém que nunca fumou. O risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas também diminui, assim como o risco de úlceras.

Após 15 anos: o risco de doenças do coração e de morte associada ao fumo agora retorna quase ao nível de pessoas que nunca fumaram.

Convencido a parar de fumar? Imprima, cole na geladeira, copie e cole no bloco de notas do seu celular. O importante é você ter em mente os benefícios para o seu organismo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos