Colunistas

Profissional T: você sabe o que é?

O que significa ser um Profissional T? Essa letra não representa uma abreviatura de alguma sigla, mas um processo de formação tanto de especificidades quanto generalizações em uma profissão.

ANÚNCIO

O mercado já exigiu Profissionais Especialistas: aqueles que eram muito profundos no conhecimento sobre um assunto, pessoas que através da sua experiência e da formação se especializavam cada vez mais em uma única área. Aqueles que seguem Carreira Y por opção, não querem e não pretendem ter sua própria equipe.

Também conhecidos como Consultores, os Especialistas são pessoas que sempre têm uma experiência ou uma teoria para responder aos questionamentos da equipe.

Recomendados

Em outra época, existiu a necessidade de Profissionais Generalistas: aqueles que, apesar de uma formação mais específica, têm a experiência mais holística, com passagem em várias áreas distintas ou diferentes cargos em uma mesma área.

Com essa experiência, o Profissional Generalista torna-se uma pessoa que pode e consegue apoiar uma equipe de forma mais abrangente. Esse profissional ficou conhecido em Recursos Humanos como Business Partner, por exemplo, posição que foi muito propagada e que ainda é adotada por várias empresas no Brasil.

Bom, para falar do nosso título, o Profissional T é aquele que consegue reunir os dois tipos de profissionais citados acima. É especialista e generalista dentro de uma única área. Sendo assim, possui condições de atuar de forma mais eclética.

Ele atende a uma área com possibilidade de apoiar várias áreas de conhecimento, mas também, ao mesmo tempo pode ser um analista que desenvolve um projeto no qual é especialista.

Procure se especializar, mas também cuide para diversificar a sua atuação, dominando com abundância uma área correlacionada à sua especialização.

Tags

Últimas Notícias