Colunistas

Diabéticos têm que ficar muito atentos às gengivas

Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas essas podem alterar diretamente o controle do açúcar no sangue, contribuindo para a piora do quadro de diabetes.

Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes, têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite e periodontite.

Alterações                   

Recomendados

Entre as prováveis alterações bucais, está a doença periodontal, caracterizada como inflamação dos tecidos de sustentação dos elementos dentários, além da microangiopatia sendo a sexta causa de complicação do diabetes mellitus. Outras complicações bucais estão relacionadas à existência do diabetes e seu descontrole. Entre elas, segundo o cirurgião-dentista Luiz Cláudio Borges, estão as alterações das glândulas salivares, a maior presença de cárie, o risco aumentado de infecções periodontais e o retardo na cicatrização das feridas.

Complicações            

Durante o tratamento, é maior o aumento ou redução da concentração de açúcar no sangue e possíveis inflamações decorrentes do descontrole glicêmico que deverá ser avaliado previamente antes do procedimento proposto.

O paciente diabético precisa de outros profissionais de saúde além de um bom médico. Dentistas, nutricionistas, podólogos, psicólogos, dentre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca o programa “Fique Bem”, no próximo sábado, às 11h30, na TV Band. Siga o Instagram @fiquebemoficial.

Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos