Colunistas

60% dos homens e 40% das mulheres bebem menos água do que precisam

Nunca se falou tanto sobre saúde e nutrição, mas um assunto importantíssimo não tem tido o destaque que merece: a hidratação. E estamos bebendo menos água do que deveríamos para manter a saúde em dia e o organismo funcionando a todo vapor.

Estudo recente realizado com mais de 16 mil adultos em 13 países, incluindo o Brasil, mostraram que apenas 40% dos homens e 60% das mulheres atingiram a recomendação de ingestão de água proposta pela EFSA (European Food Safety Authority).

Gráfico mostra o baixo consumo de água pela população de 13 países 

Recomendados

“O corpo humano é constituído de 70% de água. Ela é um importante condutor, responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. É também um solvente universal: ajuda o organismo a diluir e eliminar toxinas, poluentes e contaminantes”, diz a nutricionista Alessandra Luglio, diretora do Departamento de Nutrição e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida (Abrasfev).

A quantidade de água recomendada por dia varia conforme o clima (lugares mais quentes demandam maior hidratação) e intensidade de atividade física praticada. Mas, de maneira geral, uma mulher adulta deve consumir pelo menos 2 litros de água por dia e, um homem, pelo menos 2,5 litros.

Alessandra explica que a falta de hidratação pode gerar alterações nas células, causadas pela concentração de toxinas.

Consequências da baixa hidratação do organismo:

  1. Intestino preso
  2. Má digestão
  3. Problemas renais
  4. Envelhecimento precoce
  5. Baixa capacidade de concentração
  6. Raciocínio lento
  7. Celulite
  8. Pele e cabelos ressecados e desidratados

O ideal é consumir água pura, filtrada, e não trocá-la por sucos, chás e outras bebidas açucaradas.

Cuidado com as bebidas doces!

Outro estudo realizado com mais de 6 mil adultos incluindo o Brasil revelou a ingestão média de 690 calorias por dia vindas de bebidas açucaradas. Mais de 60% dos adultos excederam a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumo diário de açúcar. O resultado? Menos saúde e quilos a mais.

Gráfico mostra os diferentes tipos de bebidas consumidas em 13 países

Baixa hidratação afeta as crianças e adolescentes

E não é só os adultos que estão ingerindo uma quantidade inadequada de água. O problema envolve uma grande parte das crianças e adolescentes, como mostra estudo com 3.611 crianças (4-9 anos) e 8.109 crianças e adolescentes (10-18 anos). O déficit de hidratação é maior entre as crianças de 4 a 9 anos do que entre os maiores, com idades entre 10 e 18 anos.

Gráficos mostram o baixo consumo de água por crianças e adolescentes

“Em vez de se preocupar em comprar água com um Ph específico ou gastar com filtros especiais, nossa preocupação deve ser simplesmente em consumir a quantidade ideal de água limpa, filtrada”, conclui Alessandra.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos