STF teme que ‘trio ternura’ desfaça a Lava Jato

Por Cláudio Humberto

O temor de ministros do Supremo Tribunal Federal, manifestado em conversas reservadas, é que a sua Segunda Turma esteja determinada a “desconstruir” a Lava Jato, por meio da suspensão de sentenças, como no caso do ex-ministro José Dirceu, ou através de medidas que enfraquecem a acusação do Ministério Público Federal (MPF). No STF, os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, cujos votos sempre coincidem, são chamados jocosamente de “trio ternura”.

O porquê de ‘trio ternura’

Em contraposição à Primeira Turma, mais rigorosa nos julgamentos, a Segunda Turma tem exarado sentenças predominantemente amenas.

Denúncia enfraquecida

Anulando a busca e apreensão na casa de Gleisi Hoffmann, a 2ª Turma enfraquece a acusação e ajuda o marido, Paulo Bernardo, alvo central.

Uma coisa leva a outra

Bernardo foi preso na Operação Custo Brasil, que investiga o roubo a tomadores de empréstimo consignado. Ele seria solto por Dias Toffoli.

Roubo era descarado

Segundo o MPF, a administradora roubava R$ 1 de cada tomador de empréstimo consignado. A pilhagem passou dos R$ 100 milhões.

Venda direta de álcool remove entulho autoritário

A venda direta de etanol diretamente aos postos, autorizada nesta terça (26) pelo juiz Edvaldo Batista da Silva Junior, da 10ª Vara Federal de Pernambuco, remove um dos entulhos autoritários mais duradouros da nossa história recente. Criada em 1978, durante o Proálcool, a venda obrigatória a distribuidores/atravessadores foi reforçada pela suspeita resolução 43/2009, da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

É preciso investigar

A história da resolução da ANP privilegiando distribuidores de etanol, que atuam como atravessadores, merece investigação federal.

Os donos do mundo

As distribuidoras ganharam tanto dinheiro explorando produtores e consumidores, ao longo dos anos, que passaram a comprar usinas.

Fazendo história

A ação movida pelos sindicatos dos produtores de Alagoas, Pernambuco e Sergipe foi patrocinada pelo jurista Luiz Piauhylino.

Marun se incluiu fora

Henrique Meirelles esteve segunda-feira (25) em Campo Grande, para se reunir com estrelas do MDB do Mato Grosso do Sul. A ausência da estrela maior do partido do Estado, ministro Carlos Marun, foi notada.

Ritmo de Copa

Deputados, que se deram folga para ver a Seleção contra a Sérvia, não se fizeram de rogados e cancelaram a sessão desta terça (26) para ver a Argentina. Nesta quarta, o expediente dos servidores acaba às 13h30.

Primeira de muitas

Constitucionalista, Michel Temer disse a Mike Pence, vice de Trump, que a 1ª Constituição da República brasileira (1891) foi inspirada na americana (1787). A deles é a mesma, mas o Brasil inventou mais seis.

Memórias de Barbieri

O ex-deputado Marcelo Barbieri, um dos históricos do MDB, vai lançar na Câmara, dia 4, seu livro de memórias, da militância estudantil aos 48 anos no partido, além dos dois mandatos de prefeito de Araraquara.

Acordo etílico

Brasil e México podem se enfrentar já nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, mas, longe do futebol, fecharam acordo para que cachaça e tequila sejam considerados produtos distintivos dos países.

Às moscas

De folga para tocar a campanha e assistir à Copa do Mundo, não havia deputados no Conselho de Ética para analisar ações contra Laerte Bessa (PR-DF) e Nelson Meurer (PP-PR), já condenado pelo STF.

Para o próximo governo

Mesmo com a péssima situação financeira da estatal, o vice-presidente dos Correios, Cristiano Barata, afirmou que não haverá demissões este ano. Estudam apenas mais demissões voluntárias. Já em 2019…

Assim é, se lhe parece

Formada em Letras, a senadora Regina Sousa (PT-PI) resolveu dar palpites jurídicos e chamou de “manobra” a decisão do ministro Edson Fachin de julgar pedido de liberdade de Lula no plenário do STF.

Pensando bem…

…após o segundo pênalti não marcado contra a Argentina, o tal VAR encontrou sua real utilidade: aposentar juízes míopes ou prendê-los em flagrante.

coluna claudio humberto Arte / Metro Jornal
Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo