Colunistas

Cachoeiro é destaque em ranking de saneamento

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, apareceu em destaque no Ranking da Universalização do Saneamento 2018, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, divulgado na última semana. A cidade recebeu a classificação “Compromisso com a universalização”, com pontuação de 450 a 489, em um total de 500. Segundo Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental, concessionária que atende ao município, Cachoeiro é uma das referências em saneamento ambiental no Brasil, com 99,57% da população sendo abastecida com água potável. A cidade conta com 98,06% do esgoto coletado, e desse total 98,47% são tratados.

Reciclar é preciso!
A utilização de vidro reciclado e de embalagens feitas com 100% de plástico reciclado, ambos pós-consumo, é uma causa já abraçada pela Natura, que estuda estratégias para esse fim há mais de uma década. Em 2015, a companhia passou a usar vidro reciclado em produtos como Kaiak (foto), Ekos Frescores, Humor e Essencial. Desde então, já evitou a geração de 1,6 mil toneladas de resíduos — equivalente a 1,7 milhão de garrafas de vidro de um litro — e ainda impediu a emissão de 1,5 mil toneladas de gases do efeito estufa.  A empresa aumentou ainda seu portfólio de embalagens com plástico reciclado — a linha Sève, de óleos de banho, por exemplo, conta com 100% desse tipo. Assim, calcula-se que deixam de ser descartadas 42 toneladas de plástico na natureza.

Viminas conscientiza sobre uso de descartáveis Neste mês do Meio Ambiente, em que a ONU lançou como tema de conscientização o combate à poluição plástica, a Viminas Vidros Especiais, beneficiadora e transformadora de vidros localizada na Serra, lançou uma campanha entre os funcionários: cada um leva seu copo para o trabalho e para o restaurante da empresa. O objetivo é acabar com a utilização de copo descartável, que demora de 250 a 400 anos para se decompor. A ação soma-se a um trabalho de conscientização já desenvolvido na Viminas, que destina para reciclagem embalagens de plástico e de papelão reunidas na rotina do processo produtivo, assim como todo o papel de escritório, que é triturado e reciclado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos