O que é a endometriose e quais são os seus efeitos na mulher?

Por Edimilson Migowski

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja, quando esse tecido cresce em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga etc..

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% dessas mulheres tem chances de ficarem estéreis. Estima-se que, no Brasil, existam 6 milhões de mulheres com esse problema.

Pílulas

Manifestações clínicas e tratamento                    

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Existem mulheres que sofrem com dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade. Quanto ao tratamento, pode ser cirúrgico ou medicamentoso, cabendo ao ginecologista avaliar o melhor para cada caso.

Prevenção              

Acompanhamento médico constante a partir da primeira menstruação para avaliação clínica adequada é a primeira medida. Anticoncepcionais orais podem reduzir o risco da doença ou os efeitos. Além disso, dieta rica em carne vermelha e café pode aumentar o risco de endometriose, enquanto dieta rica em frutas e verduras e a prática regular de exercícios pode diminuir o risco. E uso de tampões na menstruação? Aumenta o risco de endometriose? É mito ou verdade? Para descobrir, não perca o “Fique Bem”, sábado às 11h30, na TV Band, e siga o Instagram @fiquebemoficial.

Fique bem, cuide-se bem!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo