Colunistas

A arte de esperar

Seria paciência ou resignação? O que é esperar? O tempo é igual para todos. Temos 24 horas todos os dias, isso é o que iguala todas as pessoas, dos pobres aos ricos, dos que estudaram e dos que não estudaram, dos mais novos aos mais velhos. Mas o que diferencia? A maneira que cada um usa seu tempo.

Na interação entre as pessoas, os ritmos precisam ser equilibrados para existirem sinergia e encontro. Esperar o outro é poder seguir junto, estar ao lado, entender sem julgar. Impor seu ritmo é seguir sozinho, sem companhia ou simplesmente gerar estresse, esforço, submissão.

Será esperar uma perda ou um ganho? Esperar é compreender o outro? Ceder é também conceder espaço. Acolher o outro. Sabe-se que fazer no seu tempo pode ser bom, no entanto, vai sozinho sem interação e sem companhias. Não partilha, não aprende, só repete.

Recomendados

Quando você espera, reflete e estabelece diferença além de compreender a essência da palavra paciência. O que é paciência?  Será que paciência é ciência da paz? Estar em paz de forma consciente.

Paciência no dicionário: “É uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração”. E, para você, o que é paciência? Você a desenvolve? Como a utiliza? Faça essa reflexão.

No mundo corporativo, esse “saber esperar” torna-se mais importante ainda. A necessidade de equilibrar os ritmos e os aprendizados torna-se mais importante. Ensinar ou aprender só se estabelece quando se sabe esperar. Não é possível correr antes de caminhar, o tempo de cada um precisa ser respeitado. Somente nessa espera se consegue a evolução necessária para os resultados corporativos cada dia mais exigentes.

Esperar = ouvir + respirar + compaixão.

Se esperar para você é uma dificuldade, comece sendo paciente consigo mesmo. Dê um passo de cada vez e espere… você chega lá! Faça sua parte e se desenvolva aprendendo a esperar.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos