Colunistas

Olha a fogueira, Iaiá!

As festas juninas estão pipocando por aí, nas escolas, nos clubes, nas igrejas. Alegria é o que não falta neste festejo tradicional do país, que encanta principalmente os pequenos. Pais e responsáveis por crianças e adolescentes, porém, precisam tomar certos cuidados para que tanta animação não acabe virando motivo de dor de cabeça e tristeza.

É que as queimaduras são, de acordo com o Ministério da Saúde, a segunda maior causa de internação infantil por motivos acidentais.  Só entre junho e julho de 2017, 295 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos foram internadas no país vítimas de queimaduras graves. Não por acaso, a ONG Criança Segura preparou uma lista com dicas para manter a meninada fora de perigo durante as festas. Confira as principais:

Fogueira só com companhia

Recomendados

O frio do inverno é um convite para ficar perto da fogueira. Mas é preciso ficar de olho nas crianças e não deixa-las chegar perto do fogo sem a companhia de um adulto. Do mesmo jeito, não deixe bombinhas, fósforos e outros materiais inflamáveis, ao alcance dos pequenos.

Fogos de artifício? De jeito nenhum

Não permita que as crianças fiquem perto de onde irá ocorrer uma queima de fogos de artifício – e jamais as deixa soltá-los. Esse tipo de material é muito perigoso e só deve ser manipulado por profissionais.

Bombinhas e estalinhos nos bolsos, não!

Esse itens que os pequenos adoram podem não ser tão inofensivos. É preciso orientar os pequenos a usa-los de forma segura, evitando estoura-los perto de outros pessoas ou de objetos que podem se quebrar e soltar estilhaços, como garrafas de vidro e latas de refrigerante. Não as deixe carregar esses produtos nos bolsos, onde podem explodir acidentalmente.

Muita atenção aos caldos e bebidas quentes

A dica vale desde o preparo até a hora de servir. Não deixe as crianças brincarem na cozinha enquanto prepara pratos e bebidas quentes típicas dessas festas.  E não use toalhas longas nas mesas onde as delícias serão servidas. Os pequenos são muito curiosos e adoram tentar ver o que existe dentro de uma panela , que pode virar derramando o conteúdo em cima deles.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos