Colunistas

Conflito ou assédio?

O mundo está cada vez mais competitivo e rápido. Vivemos num mundo VUCA, sigla em inglês das palavras volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Na verdade, alguns brincam dizendo ser uma verdadeira muVUCA. Tudo ao mesmo tempo, muitas informações, mas nem todas confiáveis.

Quanto mais atividades e mais conectividade, mais confuso e mais estressado se torna seu dia. Os conflitos sempre existiram, mas hoje se tornaram mais frequentes. O limiar de paciência e tolerância tem sido cada vez mais reduzido, o que pode transformar qualquer discussão num conflito de proporções inimagináveis.

Por outro lado, o estresse do dia a dia proporciona aos indivíduos maior sensibilidade e fragilidade para reagir a essas situações. Acompanhamos o número de homicídios, feminicídios, suicídios e quadros depressivos aumentar a cada dia.

Recomendados

Os gestores, enquanto responsáveis por pessoas, precisam ficar atentos ao bem-estar dos seus liderados — alguns profissionais passam a maior parte dos seus dias dentro da empresa. Por isso, a figura do gestor tem sido apontada como influência direta nesse cenário. O nome dado é assédio moral.

O que é preciso fazer? Achar culpados? Não, mas encontrar as maneiras de mudar esse quadro e sair desse lugar. Um dos remédios para evitar todos esses conflitos e estatísticas de assédio moral é nos lembrarmos de que não basta ser chefe ou gestor. É preciso ser um líder e principalmente um líder inspirador, que impulsione as pessoas a crescerem e se tornarem independentes, escolhendo sua própria história.

De outro lado, você, enquanto liderado, deve considerar quais de suas atitudes estão favorecendo para você assumir sua independência e cuidar de sua carreira, fazendo suas escolhas e colhendo seus resultados, sendo o  protagonista de sua história. Busque perceber as necessidades à sua volta e seja sensível a elas.

Evite o conflito. Proteja-se. Procure assegurar que sua energia seja canalizada para a construção de uma carreira sustentável e bem equilibrada independente do lado que esteja.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos