Colunistas

Quimioterapia e radioterapia

Quimioterapia é um tipo de tratamento feito através de medicamentos, que tem como objetivo destruir as células tumorais e cujo uso pode implicar em uma série de efeitos colaterais. Segundo o dr. Ivan Moreira Junior, oncologista clínico do grupo CON, essa classe de tratamento é composta por diversos medicamentos, sendo que a seleção dos que serão usados dependerá de onde iniciou a doença, o que chamamos de sítio primário, e do estágio desta. Portanto, os efeitos colaterais esperados irão depender do medicamento utilizado. A radioterapia também mudou muito nas últimas décadas, com aparelhos cada vez mais modernos, onde se consegue maior eficácia com menor dano aos tecidos saudáveis.

Efeitos diversos                    

Estudos mostram que 82% dos pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia apresentam algum tipo de efeito adverso. Queda dos cabelos, náuseas e vômitos, diarreia, feridas bucais, fadiga, baixa da imunidade e perda de apetite podem acontecer em frequência variável, de acordo com o tipo de tratamento realizado e a susceptibilidade de cada indivíduo. Segundo o dr. Igor Migowski, radio-oncologista do ‘Américas Centro Oncológico Integrado’, os efeitos colaterais da radioterapia, diferentemente da quimioterapia, dependem muito da região do corpo onde será feito o tratamento, pois este é direcionado.

Recomendados

Manejo dos efeitos colaterais              

Independentemente de qual seja o efeito colateral, é importante ressaltar que já temos bastantes opções para evitá-los ou tratá-los. Exemplo é que alguns medicamentos injetáveis ou orais de efeito antiemético reduziram consideravelmente a incidência de náuseas e vômitos. Uma dieta equilibrada e com acompanhamento de um profissional nutricionista também pode reduzir esses efeitos, bem como abandonar alguns hábitos nada saudáveis, como fumar e ingerir muita bebida alcoólica.

Não perca o programa “Fique Bem” deste sábado: quimioterapia e radioterapia serão os assuntos. Teremos como convidados o dr. Igor Migowski e o dr. Ivan Moreira Júnior. Assista na TV Band, às 11h30. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos