Colunistas

Eles também dão conta

Na maioria das famílias brasileiras, cuidar dos filhos – dos detalhes que compõem o cotidiano de uma criança pequena (trocar fralda, dar mamadeira, dar banho) – ainda é tarefa das mulheres. Mas não faltam exemplos de casais que inverteram os papéis: elas saem para trabalhar e eles ficam em casa cuidando das crias. É assim na casa do artista plástico, cartunista e muralista Paulo Stocker.

Desde que a filha Teodora nasceu, há 9 anos, é ele quem cuida de tudo.  O catarinense radicado em São Paulo entrou em desespero quando a mulher resolveu engravidar e lhe fez a proposta. “Eu achava que ia deixar o bebê morrer”, lembra. Ainda estava sob o impacto da ideia quando viu uma mulher sentada na calçada, perto de sua casa, brincando com vários filhos ao seu redor. “Se ela que mora na rua dá conta de criá-los, eu também vou conseguir”, foi o que pensou.

De pai para filha

Recomendados

O relacionamento que construiu com a filha ao longo dos últimos anos tornou-se matéria-prima para novas tirinhas do cartunista, tendo como protagonistas Clóvis e Augusta . No mundo dos quadrinhos, Teodora virou Augusta, uma homenagem à rua onde a família mora e por onde pai e filha caminham diariamente para ir à escola, ao mercado, ao futebol… Sem querer, Stocker virou referência para um novo modelo de paternidade, exercida com tanta intensidade quanto a maternidade. Sim, sob os cuidados do cartunista, Teodora não só conseguiu chegar viva aos 9 anos de idade, mas também se tornou uma menina doce, segura, bem resolvida, que faz amigos por onde quer que passe. Ele realmente deu conta do recado.

Inspiração para outros pais

Agora que a filha caminha para completar sua primeira década de vida, Stocker, reconhecido internacionalmente pela qualidade de seus traços em nanquim, reunirá as tirinhas de Clóvis e Augusta num livro com lançamento previsto para o início de agosto, antes do Dia dos Pais.

A obra será produzida com recursos de financiamento coletivo, com contribuições a partir de R$ 45. A campanha de arrecadação está no ar, no endereço www.catarse.me/clovisandaugusta. Boa inspiração para pais que, como ele, também decidiram dar conta do recado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos