Colunistas

Mediação de conflitos em prol da saúde

A sociedade em geral vive, no seu dia a dia, relações das mais complexas e, dessas interações, surgem quase sempre discordâncias pela própria condição humana. Pessoas em conflitos não percebem o quanto sua autoestima e emoções são mobilizadas pelas desavenças e o quanto isso as distancia do que necessitam. A dra. Glória Sueli Campos, da GIAR – Centro de Mediação e Capacitação – ressalta que a mediação vem sendo considerado o método mais apropriado para a resolução de conflitos interpessoais e em relações continuadas no tempo, como desacordos entre familiares, vizinhos, ambiente de trabalho, sócios, escolar, empresarial etc.

 

Recomendados

Função do mediador e benefícios                    

A função do mediador é ser um negociador e facilitador de comunicação. Está ligada à análise do conflito: suas origens, decorrências e busca pelos verdadeiros interesses encobertos pelas posições daqueles que, em geral, perderam o caminho do diálogo por conta da dificuldade em reconhecer as diferenças do outro, na busca pela satisfação de suas próprias necessidades.

A mediação apresenta várias vantagens enquanto método de resolução de conflitos em termos práticos, relacionais e pessoais: reduz custos, tempo do processo e desgaste emocional; mantém a confidencialidade do conflito; promove bem-estar e possibilita uma efetiva reparação pessoal.

Mais rápido, econômico e sigiloso!              

A mediação poderá ser judicial ou extrajudicial em câmaras privadas, como a Câmara GIAR. As partes podem recorrer ao método mesmo já havendo processo na Justiça.

Por ser considerado título executivo, o acordo derivado da mediação pode ser imediatamente executado, não se sujeitando à discussão, recurso ou à homologação no Judiciário.

Não perca o programa “Fique Bem” deste sábado: em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão. Esse será o assunto, tendo como convidados o dr. Luiz Fernando Gevaerd e Gloria Suely. Assista na TV Band, às 11h30, e siga o Instagram do programa (@fiquebemoficial). Fique bem, cuide-se bem!

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos