osteoporose afeta 10 mi de brasileiros

A osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros e, segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, todos os anos, 9 milhões de pessoas têm fraturas por causa de osteoporose. A Sociedade Brasileira de Reumatologia revela que, atualmente no Brasil, ocorrem cerca de 121.700 fraturas osteoporóticas de quadril por ano. As mulheres são as maiores vítimas, em função das questões hormonais. Alguns anos após a menopausa, as manifestações clínicas podem se manifestar. O estrogênio protege os ossos e a falta do mesmo, com a chegada da menopausa, leva à perda de cálcio pelo osso.

arte


PÍLULAS

O que é?                    

A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida. Outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

Tratamento e Prevenção              

Os objetivos do tratamento da osteoporose são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. A escolha do tratamento depende da causa da osteoporose. O exame de densitometria óssea é imprescindível para detectar o problema e auxiliar no acompanhamento e tratamento dos enfermos. O exame é simples, rápido e o paciente não sente desconforto algum. A prevenção da osteoporose é uma dieta rica em cálcio desde o nascimento.

Não perca o programa “Fique Bem” de sábado sobre osteoporose. Assista na TV Band, às 11h30. Siga o Instagram do programa (@fiquebemoficial) e fique por dentro de tudo. Fique bem, cuide-se bem!