Previna-se das doenças oculares

A visão nos dá acesso à maioria das informações sobre o mundo a nossa volta. Infelizmente, existem lesões e doenças que podem acometer nosso sistema visual e comprometer, por um determinado tempo ou de forma definitiva, nossa capacidade de ver e comunicar melhor.

A conjuntivite, por exemplo, é um processo inflamatório da membrana conjuntiva que recobre toda a região branca dos olhos e a superfície interna das pálpebras. Algumas medidas para prevenir a doença são: lavar as mãos com frequência e evitar o contato direto com pessoas contaminadas ou com objetos utilizados por elas.

charge Metro Jornal

Glaucoma e catarata                       

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. A estimativa no Brasil é de que 900 mil pessoas são portadoras e a perda da visão periférica é uma das principais queixas. O principal tratamento é a diminuição da pressão com o uso de colírios. Podem ser recomendados tratamentos cirúrgicos.

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. Causa visão nublada e alguns fatores que contribuem para o risco de desenvolvimento: álcool, obesidade, pressão arterial elevada, tabagismo, diabetes, envelhecimento e histórico familiar. A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão.

Óculos                        

A validade da lente dos óculos é fundamental. Deve-se ficar atento tanto à acuidade visual (qualidade da visão), mas também a sintomas secundários, como dor de cabeça, dor nos olhos, necessidade de se aproximar do objeto para enxergar. Quem utiliza lentes de contato também deve estar atento à validade. Não perca o programa “Fique Bem” de sábado. O cuidado com os olhos será o assunto. Assista na TV Band, às 11h30, siga o Instagram (@fiquebemoficial) e fique por dentro de tudo. Fique bem, cuide-se bem!