Colunistas

Fique atento à gripe: a vacinação já começou

A gripe, também conhecida como influenza, é uma infecção do sistema respiratório, sendo a pneumonia a complicação mais temida e responsável por um grande número de internações, e até mesmo a morte. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38º C, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, calafrio, dor muscular, coriza, espirro e tosse seca, frequentemente deixando a pessoa acamada. Otite e sinusite são complicações comuns da gripe e podem demandar o uso de antibióticos e até mesmo hospitalização.

ANÚNCIO

Tratamento                    

Existem medicamentos que impedem a replicação viral e têm efeito benéfico quando prescritos bem no início do processo infeccioso. As propagandas de medicamentos para gripe contemplam produtos que atuam no alívio dos sinais e sintomas, como analgésicos e antitérmicos.

Recomendados

Prevenção da gripe               

A vacina da gripe é a melhor maneira de evitar a doença e suas complicações. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com os tipos de vírus mais prováveis de se disseminar. Vale destacar que a vacina é segura, não causa a gripe, protegendo contra 3 a 4 vírus diferentes, na dependência de ser no setor público ou privado, respectivamente. A vacina da gripe previne cerca de 70-90% dos casos, não protegendo contra resfriados.

Outras formas de prevenção são: higienizar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, ventilar o ambiente etc.

Não perca o programa “Fique Bem” deste sábado. A gripe será o assunto, na TV Band, às 11h30. Siga o Instagram do programa (@fiquebemoficial) e fique por dentro de tudo.

Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias