Superman, 80 anos

Por Omelete

Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Superman foi o primeiro super-herói da história e celebra neste dia 18 de abril de 2018 seu 80º aniversário. Apesar de dizer “junho, 1938” na capa, sabe-se que as revistas nos EUA saem meses antes do que a capa diz (para parecerem novas se a distribuição falhar). Em um depoimento em tribunal de 1939, o gerente da DC Jack Liebowitz declarou que a edição havia saído em 18 de abril. Para os fãs mais devotos, é a data que vale. Nestas oito décadas desde a publicação da revista Action Comics #1, foram centenas de histórias em quadrinhos, dezenas de filmes e jogos, e uma porção de séries e animações de TV.

Depois de tentar várias editoras – que não topavam o inverossímil personagem com superpoderes -, Siegel e Shuster, aos 23 anos, venderam sua criação para a DC Comics a 10 dólares por página, quantia que até hoje mobiliza a discussão nos tribunais. A revista vendeu mais de 100 mil exemplares na estreia e lançou o gênero dos super-heróis nos quadrinhos dos EUA. Custava à época 10 cents, muito menos do que os US$ 3 milhões pagos por uma edição em um leilão em 2014.

O personagem foi criado em meio à Grande Depressão dando início à Era de Ouro dos quadrinhos. Siegel e Shuster moldaram o Homem de Aço como um campeão da verdade e da justiça a partir de ideias – e mitos – já existentes em diversas civilizações. Ao longo dos anos, o Superman ganhou uma mitologia vasta, com elementos como o planeta Krypton, a Supergirl, Krypto (o Supercão) e muitos outros personagens e cenários que lhe adicionaram dimensões emocionais e conflitos pessoais, tornando-o um dos maiores ícones da cultura pop no planeta.

Coluna Omelete 18 de abril de 2018
Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo