Brasil terá 80% a mais de hipertensos até 2025

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o Brasil poderá ter 80% a mais de hipertensos até 2025. Atualmente, o país possui 17 milhões de pessoas que sofrem de pressão alta, ou seja, que possuem níveis de pressão igual ou superiores a 140/90 mmHg. Doenças cardiovasculares são a 1a causa de morte no país, responsáveis por 1,2 milhão de óbitos por ano. Estima-se que, no mínimo, 25% da população brasileira adulta (a maioria após 60 anos) sofram da enfermidade que não tem cura e, sim, tratamento. A gravidade e suas consequências são problema grave de saúde pública.

edmilson

O que é?                    

Hipertensão arterial é doença crônica que pode ser determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração necessite de esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue nos vasos sanguíneos. A elevação da pressão nas artérias pode gerar entupimento ou rompimento com o passar dos anos.

Dentre os fatores que causam a doença, podemos citar: genética, sedentarismo, dieta rica em sal, obesidade, estresse e tabagismo. Portanto, exercícios e uma dieta adequada podem auxiliar na prevenção da hipertensão.

Hipertensão infantil               

Bebês também podem sofrer de hipertensão arterial, por isso o exame físico deles deve contemplar aferição da pressão arterial. Cerca de 5% das crianças sofrem de hipertensão arterial, portanto os pais devem ficar atentos e assegurar que o exame físico do bebê inclua nas consultas de rotina a aferição da pressão arterial.

Não perca o programa “Fique Bem” deste sábado: hipertensão arterial será o assunto. É na TV Band, às 11h30. Siga o Instagram do programa (@fiquebemoficial) e fique por dentro de tudo.

Fique bem, cuide-se bem!