Hipnoterapia para não fazer xixi na cama

Hipnoterapia para não fazer xixi na cama

Hipnose. Se essa é uma técnica que provoca polêmica quando aplicada em adultos, imagine quando os pacientes são crianças…Sim, há quem defenda a hipnoterapia infantil como tratamento de distúrbios como ansiedade, dificuldade de aprendizagem, insônia, fobias e até xixi na cama. Segundo o especialista Alberto Dell’isola, essa técnica pode dar bons resultados em tratamentos de qualquer mal decorrente do estresse infantil. O psicólogo e hipnólogo defendeu sua tese recentemente na Convenção Brasileira de Hiponose, que reuniu especialistas do país todo em Belo Horizonte.

Em estado de transe

Alberto Dell’isola explica que a técnica usa a imaginação para alterar a percepção da realidade, um exercício muito frequente na infância. É exatamente isso que elas estão fazendo quando criam, por exemplo, amigos imaginários. Há quem acredite que a hipnose funciona até melhor nos pequenos do que em adultos. É o caso da americana Kelly Woods. Segundo ela, as crianças já vivem em estado de transe, um estágio que os adultos têm muita dificuldade para alcançar. De acordo com os especialistas, assim que a criança aprende a se comunicar já pode ser submetida a sessões de hipnose. E os tratamentos podem exigir de 1 a 20 sessões.

Não é brincadeira

Embora cada vez mais difundida por aqui, a hipnose em crianças ainda é alvo de muitos questionamentos de pediatras e também de psiquiatras. A Sociedade Brasileira de Pediatria não tem posição oficial sobre o assunto, mas alerta os pais para que não submetam os filhos a sessões de hipnose com profissionais que não sejam devidamente treinados para a aplicação da técnica. E para que não permitam, de forma alguma, a chamada “hipnose de palco”, feita em público. Num ponto, todos concordam: hipnose – seja em crianças ou adultos – não é brincadeira!