Comer bem nos protege e fortalece

Por Edimilson Migowski

No próximo sábado, 31 de março, comemoramos o Dia Nacional da Nutrição. A boa alimentação é um conjunto de processos que envolvem a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.

Já que somos o que comemos, devemos refletir sobre nossas refeições, pois essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida. Comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças.

Pílulas

Alimentação saudável                     

A alimentação saudável pode ajudar na prevenção do câncer e de muitas outras doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares. Alimentos como açaí, morango, acerola, amora, pitanga e uva podem proteger o coração de doenças cardiovasculares. Frutas, vegetais e até o café protegem o fígado contra doenças hepáticas. Peixes e soja ou seus derivados podem agir reduzindo a malignidade de diversos tipos de câncer, além de reduzir o risco de desenvolvimento da doença.  Alimentos como cenoura, alface, couve, laranja, abacaxi, banana, abacate, uva e diversos outros de origem vegetal que fornecem quantidades necessárias de vitaminas, minerais, fibras e água ajudam a combater a obesidade. Além disso, alimentos como carnes, ovos e feijão são importantes fontes de nutrientes e proteínas.

Nutrição e gestação               

Os principais alimentos necessários para a dieta gestacional encontram-se em uma dieta rica em alimentos provenientes de plantas como frutas, vegetais e algumas substâncias antioxidantes. São consideradas fontes importantes de vitaminas alimentos de origem vegetal como brócolis, couve, abacate, beterraba, cenoura, laranja, figo, kiwi e ervilhas. Fique bem, cuide-se bem!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo