Leite de vaca faz mal para as crianças?

Por Ivana Moreira

Poucos assuntos provocam tanta polêmica entre mães do que essa discussão sobre o leite de vaca. Afinal, ele faz bem ou faz mal para as crianças? O tema rende discussões acalorados nos grupos de mães e divide até os especialistas, com pediatras e nutricionistas contrários e a favor.

No grupo dos que combatem o consumo do leite de vaca, um argumento comum é o de que nenhum animal adulto toma leite – só o homem. Ao que os favoráveis respondem com ironia: só os homens sabem criar gado e ordenhar vacas! Veterinária e mãe de dois meninos, a mineira Flávia Fontes ouviu tantos questionamentos sobre a bebida rica em vitaminas, cálcio e outros nutrientes que resolveu criar um movimento para defender o consumo, o #BebaMaisLeite.

Mitos e verdades

O consumo de leite de vaca tem sido associado ao aumento do risco de câncer, diabetes, de fraturas, de esclerose múltipla e problemas cardiovasculares. Mas, segundo a idealizadora do #BebaMaisLeite, faltam evidências científicas, a partir de estudos experimentais, para comprovar essas informações, que se espalham na internet. No site do movimento que idealizou, Flávia listou os mitos e as verdades sobre leite, reunindo informações sobre os estudos que já foram realizados nesta área e o que de fato eles mostram.

Modismo das dietas?

Além de difundir informações no site, o movimento #BebaMaisLeite vem promovendo seminários só para discutir a importância do leite na dieta das crianças – e também dos adultos. Um dos especialistas que aderiram ao movimento e vem cruzando o país em palestras sobre o tema é o oncologista Drauzio Varella. “A que ponto chegamos nesse modismo das dietas?”, indaga o médico. “Ser preciso fazer palestra para dizer que leite é importante.” Segundo ele, não faltam críticas em seu site dos que discordam de sua posição. “Tem gente que diz que me vendi para a indústria de laticínios.” Indiferente aos haters da internet, Drauzio Varella segue nas palestras. Sua próxima parada será na próxima quinta-feira (22), em São Paulo, no Teatro Renaissance. As inscrições podem ser feitas pelo www.bebamaisleite.com.br.

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo