Colunistas

Disciplina positiva: nem rígida, nem permissiva

Você já ouviu falar sobre disciplina positiva? Se tem filhos pequenos, é provável que sim. Criada há 30 anos nos Estados Unidos pela terapeuta Jane Nelsen, essa abordagem para educação de crianças vem ganhando adeptos ao redor do mundo. No Brasil,  o movimento pró-disciplina positiva é bem recente. Mas cresceu bastante nos últimos anos. Considerada um meio-termo entre a forma rígida e a permissiva de educar, a proposta defende liberdade com ordem – os pais dão limites aos filhos, porém, sempre que possível, com opções de escolha.

Uma aposta na não-punição

Mãe de 7 filhos e avó de 18 netos, a americana Jane Nelsen explica que a chave de seu programa é a não punição. Na disciplina positiva, os pais procuram a valorizar e estimular os comportamentos bons dos filhos em vez de focar no castigo por atitudes más. “A educação com punição cobra um custo no longo prazo”, garante Jane. “Crianças que são punidas se tornam rebeldes ou complacentes.” Em seus livros, a terapeuta americana propõe ferramentas e estratégias diferentes do castigo para amenizar as explosões emocionais e as birras dos pequenos.

Recomendados

Desenvolvendo habilidades para a vida

“Na disciplina positiva, crianças e adolescentes aprendem a desenvolver habilidades sociais e de vida, como autoconhecimento, autodisciplina, empatia, trabalho em equipe e capacidade para decidir e resolver problemas”, explica a consultora em educação Bete Rodrigues. Tradutora dos três livros de Jane Nelsen que já foram publicados no Brasil, Bete é uma das especialistas convidadas para o Encontro Canguru para Pais, evento que será realizado em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). E é sobre isso  – como aplicar os princípios da disciplina positiva e transformar as relações dentro de casa – que ela falará neste sábado (dia 17), no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito para leitores da Canguru, mas as vagas são limitadas. Para conferir a programação completa nas três cidades e fazer sua inscrição, acesse www.canguruonline.com.br/eventos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos