Colunistas

Conexão familiar: a chave para a felicidade na sua casa

Como anda a conexão familiar na sua casa? Você e seus filhos estão em sintonia? As necessidades de todos, crianças e adultos, estão sendo respeitadas? A maioria dos pais jamais  parou para pensar sobre isso, mas os especialistas garantem: conexão familiar é a verdadeira chave para a felicidade em casa. “Quando você estreita a intimidade com seus filhos, os comportamentos melhoram”, diz a psicóloga Iara Mastine, co-autora do livro Coaching para pais. “Mas, para ter esse tipo de conexão, os pais precisam descartar um sentimento comum que existe no adulto: o de superioridade.”

Como anda a sua? Faça o teste

Para saber como anda a qualidade da sua presença em casa e a sua conexão familiar, faça um teste rápido. Numa escala de 1 a 5, pontue cada afirmação abaixo conforme o grau de veracidade que ela tem na sua vida hoje.

Recomendados

Falo com meu filho, mas não costumo olhar seus olhos.

Costumo dar mais ordens do que ouvir sua opinião.

Utilizo mais vezes a palavra “não” do que a palavra “sim”.

Preciso pedir diversas vezes para o meu filho fazer as tarefas de rotina (vestir-se, entrar no carro, guardar o material da escola etc).

Enquanto me dedico ao meu filho, penso nas outras coisas que ainda tenho que fazer.

Sinto, muitas vezes, que me falta tempo para fazer o que eu gostaria.

Um único momento ruim pode afetar todo o meu dia.

Acredito que depois dessa fase tudo vai melhorar.

Se você somou mais de 30 pontos, cuidado. É sinal que precisa urgentemente promover mudanças na sua relação com a família.

Treinamento para pais? Tem, sim, senhor

Existem técnicas que podem ajudar os pais a virar esse jogo, quando o ambiente familiar não anda nada bom. E é sobre isso – como melhorar a conexão entre pais e filhos – que Iara Mastine falará no Encontro Canguru para Pais, evento gratuito que será promovido em três capitais  (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).  Cada encontro reunirá três palestrantes para falar de diferentes temas relacionados à criação dos filhos. O primeiro deles será neste sábado, dia 10, na capital paulista (no Teatro do Morumbi Shopping). Se você mora em alguma dessas cidades, confira a programação completa no www.canguruonline.com.br/eventos e faça sua inscrição. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos