Colunistas

A última bala

Para um presidente da República desgastado, com uma das popularidades mais baixas já vistas nos últimos tempos, acuado por denúncias no Congresso e praticamente fora do jogo político, não restava outra alternativa.

Pois uma coisa não há como negar: tanto tempo neste universo de poder fez de Temer um estrategista.

Pegou um Rio de Janeiro quebrado, falido, roubado, na verdade um micro universo do Brasil, cuja grande diferença é a topografia, morro de um lado, com 1 milhão de pessoas vivendo em comunidades dominadas pelo crime organizado, falta do alcance às leis regulares e sob o controle assassino de armas de guerra.

Recomendados

Do alto da montanha, os barões do tráfico controlam não só essa gente humilde, mas todos os que moram lá embaixo, entre as favelas e o mar.

Ficou mais do que claro que, depois da pilhagem comandada por Sérgio Cabral e sua quadrilha, mais ainda de partidos poderosos que saquearam sua principal fonte de renda, usando canalhas como Joesley e operadores malignos, fazedoras de obras corruptas, como a Odebrecht, quase aniquilaram uma das maiores companhias energéticas do mundo, a Petrobras!

Corrompido e sem os royalties do pré-sal, o Rio afundou. Profissionais da área de segurança, vivendo no limite do dinheiro contado para tentar sustentar suas famílias, sucumbiram diante do dinheiro sujo que não tem contenção de verba, e aí a coisa toda desandou. Final de 2014, começo de 2015, isto é estatística, com a falência do Estado, todos os índices de crimes cresceram assustadoramente no Estado e na cidade.

A cada hora uma arma de fogo é apreendida, por dia, um fuzil e quase toda semana armamento mais pesado ainda. De guerra mesmo, tipo a .50! No ano, quase 200 agentes de segurança, a maioria de policiais militares, foram exterminados.

O que aconteceu no Carnaval foi apenas um Big Brother do que acontece diariamente na Cidade Maravilhosa: arrastões, com gente sendo caçada pelas ruas, polícia apanhando da turba, ou sendo morta, bandidos vendendo drogas a céu aberto e escoltados por seguranças fortemente armados, nada mais é do que um desafio claro, do Estado de Direito. Foi a gota d’água! Aquilo que uma classe política acuada pela relutância da Previdência esperava pra analisar uma intervenção das Forças Armadas.

Uma coisa é certa: do jeito que estava, não podia ficar, os bandidos têm que ser parados. Se vai dar certo e a que custo, sem a alteração de um Código Penal obsoleto, só o tempo dirá.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos