Colunistas

A (terrível) hora do dever de casa

O que não faltam são crenças, opiniões, conselhos e movimentos a favor e contra a famigerada lição de casa. Em muitas famílias, a hora do dever é quase sempre sinônimo de estresse.

ANÚNCIO

Em países como Finlândia e França, é forte o movimento que questiona a serventia das atividades extracurriculares. Na Finlândia, as crianças entram para a escola aos 7 anos e só começam a receber tarefa para casa por volta dos 16. Em 2012, o então presidente francês François Hollande defendeu o fim das atividades e também intensificou os questionamentos, afirmando que as tarefas deveriam ser feitas em sala de aula e que os pais não teriam tempo para acompanhá-las em casa.

Mesmo assim, o dever continua sendo uma realidade em quase todos os países do mundo. E no Brasil não é diferente. Embora não exista uma determinação oficial do governo federal, as lições de casa são amplamente adotadas tanto na rede pública quanto nas escolas particulares e constituem uma das principais pontes na relação família-escola. Se não dá  para escapar dele, saiba como ajudar seu filho a lidar melhor com o dever de casa.

Recomendados

Cinco dicas para a tarefa ficar mais leve

1. Crie um ambiente de estudo: Pode ser no quarto, na sala, na copa. O importante é que seja um espaço de silêncio, limpo, bem iluminado, sem brinquedos espalhados, com uma boa cadeira e uma mesa que o apoie adequadamente. 

2. Mantenha os eletrônicos longe: É importante que a TV esteja desligada e os celulares e tablets, fora de alcance. Qualquer distração é capaz de tirar o foco da atividade e os eletrônicos podem ser tentadores.

3. Capriche no material: Organizar os cadernos, colar adesivos, apontar os lápis. Isso não é desperdício de tempo. Todo esse cuidado físico também traz a emoção de querer estudar.

4. Permita um pequeno intervalo: A receita é: 5 minutos de intervalo para cada 30 minutos de foco total. Negocie isso com a criança e exija que o tempo seja cumprido. Um pequeno intervalo ajuda para que o cérebro seja oxigenado e ganhe energia para se concentrar novamente.

5. Não queira solucionar todas as dúvidas: Os pais não precisam ensinar o conteúdo, esse é um papel da escola. Peça apenas que a criança explique o porquê de não estar conseguindo resolver a atividade. Se não for possível ajudar, mande a dúvida de volta para o professor. Isso faz parte do aprendizado!

Tags

Últimas Notícias