Tire suas dúvidas sobre a febre amarela

Por Edimilson Migowski

Entre fevereiro e março deste ano, 75 municípios de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia vão realizar campanhas de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas. Hoje eu responderei uma entrevista realizada por Breno Rodrigues sobre o tema. Confira as perguntas e respostas mais comuns. Vamos lá:

Quem pode ser vacinado para febre amarela?                      

Qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode ser vacinada. Na rotina, a partir de 9 meses de idade.

Quais são as contra-indicações?                      

Pessoas com relatos de choque anafilático, ou seja, alergia grave aos componentes da vacina (como ovo de galinha, por exemplo), imunodeprimidas, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas usando corticóides em altas doses, em quimioterapia e radioterapia não devem tomar a vacina da febre amarela.

O que é dose fracionada? Ela tem a mesma eficácia da dose plena?                      

A dose fracionada é 0,1ml, e não 0,5ml. Ou seja, a diferença é no volume e na quantidade de antígenos (vírus) que será inoculado. Estudos comprovam que a dose fracionada é tão segura quanto a plena.

Existe a necessidade de revacinar?                      

Sim, a dose precisa ser repetida. Os estudos apontam para 8 ou 9 anos de proteção. Não existe um consenso sobre a dose plena não necessitar de revacinação.

Quem tomou a dose fracionada poderá obter o certificado internacional de vacinação contra febre amarela?                      

A OMS não autorizou certificado internacional de vacinação para a dose fracionada. Quem for viajar, deverá levar um comprovante de viagem no dia da vacinação. Assim, receberá a dose plena.

Os efeitos adversos esperados da dose fracionada são os mesmos que se observam na dose plena? Quais são esses efeitos adversos?                      

Semelhantes. Não há diferença nos efeitos adversos sistêmicos, como mal-estar e febre. Observou-se uma menor incidência, na vacina fracionada, de efeitos adversos locais, como dor e vermelhidão no local da vacina.

Para o grupo de pessoas que não pode ser vacinado, como se proteger?                      

Evitar entrar em matas, usar muito repelente e fazer um apelo grande para que as pessoas mais próximas a ela tomem a vacina da febre amarela. Fique bem, cuide-se bem!

Contenido Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo