A doença infecciosa toxoplasmose

Toxoplasmose é doença transmitida ao homem pelos animais, e também pela ingestão de alimentos contaminados. É uma doença infecciosa e de ampla distribuição pelo mundo. É enfermidade muito frequente, mas poucas pessoas apresentam os sinais e sintomas da mesma, comumente só se diagnosticando pela detecção de anticorpos no sangue, denominado sorologia para toxoplasmose. Fique atento: uma pessoa que já teve toxoplasmose manterá a sorologia positiva para o resto da vida. É o que os médicos chamam de cicatriz sorológica e que causa muita dúvida para pessoas menos esclarecidas.

Como se dá a transmissão?                      

A transmissão acontece através da ingestão de cistos presentes na carne crua ou malpassada, principalmente de suínos, caprinos e bovinos; ingestão de frutas, legumes e água contaminados por ocistos maduros em lugares onde não há saneamento básico. Outra forma de contágio é quando se recebe, em transplantes, órgãos que contenham cistos. Uma forma frequente e potencialmente mais grave é a gestante contaminada passar a doença para o bebê dentro do útero (infecção congênita), pois o parasito é capaz de atravessar a placenta.

Tratamento                        

O tratamento específico é indicado nos casos em que a pessoa tem imunidade baixa, gestantes e recém-nascidos, e quando há comprometimento da retina e de outros locais como o músculo cardíaco. Durante o pré-natal, recomenda-se fazer sorologia para toxoplasmose em todas as gestantes e, se for o caso, indicar o tratamento e acompanhamento mais rigoroso. Fique bem, cuide-se bem!

Charge Edimilson Migowski 13 de dezembro de 2017