Colunistas

A síndrome metabólica diabetes

É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.

Causas
Sabe-se que o diabetes tipo 2 do adulto, que corresponde a 90% dos casos de diabetes no mundo, tem causa multifatorial. A vida sedentária, a tendência genética e principalmente o ganho de peso são as principais causas. O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias ingeridas. Dessa forma, se a pessoa come açúcar a mais e acaba por isso ganhando peso, neste caso, sim, o açúcar é a causa do ganho de peso, que, finalmente, pode levar ao diabetes. Mas se a pessoa come pão em excesso, ou batata, ou arroz, e devido a essas calorias fica acima do peso, também igualmente tem risco de desenvolver diabetes.

Tratamento
É importante que o paciente compareça às consultas regularmente, conforme a determinação médica, nas quais ele deverá receber orientações sobre a doença e seu tratamento, que pode variar, de acordo com o caso, mas envolve alimentação saudável, prática regular de atividade física, monitoramento glicêmico e, em alguns casos, medicamentos via oral ou aplicação de insulina. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos