Colunistas

Aposentadoria, agora ou nunca?

Vejo muitas pessoas falarem sobre aposentadoria, mas poucas se programam para este momento. Será que existe uma hora certa para essa reflexão? A evolução do mundo tecnológico acelerou as mudanças e influenciou muito a forma de se abordar o tema. A palavra aposentadoria designa a ação de se afastar do trabalho após se completarem os anos necessários (estipulados pela lei); afastamento do trabalho, ação de parar e viver do que se construiu. Algo sonhado e almejado para a geração “Baby Boomers”, que trabalhava duro para acumular bens e para que, ao se aposentar, usufruísse dessas conquistas.

Nos dias de hoje, neste mundo considerado pelos estudiosos como “Vica” (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e com o crescimento tecnológico exponencial, essa aposentadoria não atende mais.

As gerações que se seguiram no milênio – z, y e principalmente x – já questionam esses valores e buscam o prazer e o retorno do ganho no trabalho de imediato. A palavra de ordem é qualidade de vida: a possibilidade de trabalhar, mas, ao mesmo tempo, poder usufruir das conquistas da vida e, quanto mais rapidamente, melhor. Não existe um tempo diferenciado para o trabalho e para o prazer de curtir a vida. Os bens materiais e as grandes viagens já precisam fazer parte das recompensas imediatas.

Recomendados

Trabalhar era algo como obrigatório, exigido, e começava muito cedo. Isso tudo já passou. Querer trabalhar para poder conseguir um sustento suficiente para sair de casa, casar e ter filhos não é mais o objetivo. Nessas novas gerações, isso passou a fazer parte de um projeto a longo prazo, conquistado e comemorado a cada dia.

Os jovens hoje, em sua maioria, demoram mais para sair de casa, casar e ter filhos, até conseguir um emprego. Escolhem e mudam muito e, para escolherem, precisam de muitas confirmações. A geração “nem nem” — nem trabalha nem estuda — é sustentada pelos pais numa busca destes compensarem o pouco tempo dedicado aos filhos no passado em razão do trabalho intenso para lhes proporcionarem o melhor. Esse é o ciclo criado e reproduzido, mas que está sendo colocado à prova, por não ser sustentável.

E então? Qual é a idade certa para se aposentar? Ou quando vou precisar começar a preparar minha aposentadoria? Existe uma regra?

Leia na próxima sexta!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos