Colunistas

Por quais motivos a bolsa sobe e desce?

O mercado de ações, também conhecido como renda variável, alterna seu humor para cima em conformidade com alguns fatores determinantes: renda fixa em baixa, inflação em baixa, previsibilidade política e foco nos fundamentos fiscais.

Em pelos menos dois dos quatro quesitos, o Brasil está muito bem. Na Renda Fixa, a taxa Selic segue em baixa e a Inflação orbitando no piso da meta. Nos demais quesitos a coisa muda. Ainda temos as questões relacionadas ao presidente, embora não tenhamos mais a figura de Joesley Batista impune, mas lamentavelmente a disciplina fiscal está mais para um rombo de R$ 159 bilhões do que para uma austeridade de fato.

A boa notícia é que ainda há tempo para votarmos reformas importantes. Os primeiros fatores são suficientes para impulsionar um pouco a nossa economia e animar os investidores a investir na Bolsa em busca de uma rentabilidade que seja superior a dos títulos da dívida pública brasileira.

Recomendados

Em que pese que os últimos dois itens ainda ficam a desejar, um pouco do cenário externo contribui para que os investidores olhem para a renda variável no Brasil. A saber: a alta absurda dos combustíveis nos Estados Unidos, os danos causados pelo furacão Irma, a inflação crescente no Reino Unido, a instabilidade na Ásia e a recente decisão da China em ser mais seletiva nos investimentos fora do seu país.

O menos informado chamaria isso de “sorte”. Eu diria que sorte é o encontro da oportunidade com a preparação. Neste caso, o Brasil pode surfar nesta onda e tirar proveito do apetite dos investidores. A contramão é a fraqueza do dólar, que afeta nossas exportações pela valorização natural do real. Bom… não dá para ganhar todas.

Eu creio que os Estado Unidos terão um mega investimento a fazer e muitas obras de infraestrutura para reconstruir, além de um inverno rigoroso pela frente. Porém, este ciclo de reconstrução deverá gerar empregos e criar um ciclo virtuoso para o Brasil.

As claras oportunidades estão no suco de laranja, soja e proteína animal, pois os estados do sul dos Estados Unidos são grande consumidores desses produtos do agribusiness.

Vamos ver e aproveitar!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos