Colunistas

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Amanhã, dia 21 de setembro, comemoraremos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. O objetivo da data é propor uma reflexão e revisão das políticas criadas para esta parcela de brasileiros.

Pílulas

Desafios    

Recomendados

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos, pois são responsáveis por dificultar a vida das pessoas portadoras de deficiência. Está em vigor, em todo o país, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A nova legislação, que tem como princípios a inclusão social e a cidadania, traz avanços importantes, como a garantia de melhor acesso à saúde e à educação, e prevê punições para condutas discriminatórias.

Acessibilidade   

São necessárias várias mudanças para que o deficiente físico se torne independente. Rampas nas calçadas e aumento na frota de ônibus adaptados são formas físicas de tornar a sociedade mais justa, igualitária, amigável e acessível. Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos