Colunistas

Criança pode (e deve) assumir tarefas domésticas em casa

Pixabay

Dar tarefas domésticas aos filhos e cobrar que elas sejam cumpridas pelos pequenos é o mesmo que coloca-los para trabalhar, ferindo até os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente? Claro que não. Pelo contrário. Pelo menos, é o que dizem educadores, psicólogos e médicos adeptos da disciplina positiva. Eles defendem que os pais precisam envolver meninos e meninas, desde bem cedo, nas tarefas domésticas.

ANÚNCIO

Segundo esses especialistas, as crianças se sentem úteis e veem que são parte da família quando têm alguma responsabilidade no arranjo da casa. E mais: desenvolvem o senso de responsabilidade. Arrumar a cama ou lavar vasilhas pode ser sinônimo de satisfação para uma criança se a mensagem for transmitida de forma positiva, em vez de ser apresentada como um castigo. Ela vai sentir a boa sensação de dever cumprido assim que concluir a tarefa.

As atividades domésticas devem ser distribuídas de acordo com a idade do menino ou da menina. Confira a relação do que é apropriado para cada idade, conforme a opinião de especialistas consultados pela Canguru.

  1. De 2 a 3 anos: guardar os próprios brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes da fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa.
  2. De 4 a 5 anos: arrumar a cama, colocar roupa na máquina, guardar parte da louça, ajudar a por a mesa, tirar pó dos móveis, regar plantas, separar o lixo.
  3. De 6 a 8 anos: lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador, lavar quintal, guardar roupas, pendurar roupa no varal de chão.
  4. De 9 a 11 anos: preparar lanches rápidos, limpar móveis, limpar espelhos, trocar roupa de cama, cuidar de animais de estimação, ajudar no preparo do jantar, guardar louça, fazer lista de compras do mercado.
  5. A partir de 12 a 14 anos: limpar banheiros, pôr roupa para lavar, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar dos irmãos mais novos, preparar pequenas refeições, fazer compras rápidas, separar contas a pagar.

Tags


Últimas Notícias