Colunistas

O papel da mulher

Eis uma frase repetida: a diferença faz o crescimento acontecer. Porque provoca inquietude, novas formas de pensar. Mas isso só acontece quando a diversidade é usada para construir oportunidades. Falando sobre diversidade de sexo, quero focar na carreira feminina e seus desafios. Somos 51,6% de mulheres na população brasileira, e 37,3% sustentam a família, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Em pesquisa com líderes do Estado, constatei que, dos 176 entrevistados, 53% eram mulheres.

Elas já ocupam espaços e muitas profissões que eram, até pouco tempo, “masculinas” em sua maioria. Em mais de 20 anos trabalhando com empresas e vendo essas modificações, posso citar algumas mudanças mais marcantes, como o fato de agora serem também maquinistas, trabalhadoras avulsas no OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária Avulsa), controladoras de painéis, motoristas de caminhão, taxistas…

A mulher tem se esforçado muito para conquistar esse espaço. Busca capacitação e assume jornadas duplas para conquistar o lugar de reconhecimento. Um problema a ser enfrentado é o desafio do crescimento profissional: os obstáculos para a mulher assumir posições de liderança. Grandes multinacionais, antecipando isso, criaram programas que exigem 50% de igualdade na concorrência, visando equilíbrio. Sabemos que as decisões passam por certa dosagem de preconceito e de pressão social em defesa do “papel feminino” na família, e não no mundo dos negócios.

Mas saiba: a mudança que você deseja começa em você. Cada um fazendo o seu papel, vamos caminhar mais rapidamente e de maneira mais sustentável.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos