Colunistas

O be-a-bá da audiência do futebol na TV

odir-cunha colunistaParece que Marcelo Campos Pinto, diretor da Rede Globo designado para negociar as cotas de TV com os clubes, já percebeu que transmitir apenas os jogos de um ou dois times escolhidos é um erro que está fazendo a audiência cair. É preciso que ele e os demais interessados saibam que os jogos que dão maior Ibope na TV obedecem à seguinte ordem:

1 – Jogo decisivo. Todo mundo quer ver a decisão do título. Não é à toa que Santos x Ituano deu a maior audiência do Paulista de 2014. A única exceção talvez seja uma decisão entre dois times pequenos.

2 – Clássico. Quando dois grandes se encontram, o futebol vira assunto, polêmica, e a partida não é vista apenas pelos torcedores dos dois times. A audiência do clássico só perde para o jogo decisivo.

Recomendados

3 – Jogo importante. Mesmo sem ser decisão, ou clássico, um jogo importante chama a atenção. Principalmente se a competição é nacional ou internacional.

4 – Time em grande fase. Uma equipe que esteja jogando muito bem – como o Santos em 2010, que fazia 8, 9, 10 gols por jogo – sempre causa o interesse dos amantes do futebol.

5 – Evento especial. Estreia de um grande jogador, marca histórica, inauguração de estádio, enfim, circunstâncias singulares fazem uma partida despertar mais atenção do que o normal.

6 – Time de maior torcida. Apenas nesta sexta opção é que um time de maior torcida garante a audiência. E só garante se na mesma rodada não houver nenhum outro jogo dentro das cinco condições anteriores.

Odir Cunha é jornalista multimídia com 38 anos de experiência, dois prêmios Esso e três da APCA. Escritor com 23 livros publicados, 10 deles sobre o Santos, é editor da Editora Magma Cultural, editor de conteúdo do Museu Pelé e dono do blog http://blogdoodir.com.br/

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos