Colunistas

Aprenderam a fazer calçadas

diego-casagrandeUma semana andando pelas ruas de Los Angeles, na Califórnia, e chego à conclusão que nosso problema são as calçadas. Não sabemos fazê-las. E elas são nossa identidade. O dia em que aprendermos a fazer calçadas como os americanos fazem, então seremos um país ótimo para se viver. Mas estamos longe. Na minha cidade as calçadas são mal feitas, mal cuidadas e machucam seus moradores. Conheço uma porção de gente que quebrou pés e pernas por causa das malditas calçadas. Teve gente que até a bacia fraturou. Parece incrível, mas na minha cidade morrem pessoas por causa das calçadas. Digo, das péssimas calçadas. Não faz muito um senhor aposentado tropeçou no piso empenado, caiu e acabou atropelado. Onde eu moro chamam isso de fatalidade.

Fico maravilhado toda vez que volto para Los Angeles. As calçadas americanas são lisas e perfeitas, feitas de blocos de concreto. Esta semana tive sorte e vi os operários fazendo uma calçada nova em uma avenida movimentada. Que talento! Cheguei a fotografar os caras moldando a obra de arte. Primeiro, colocaram uma caixa de madeira. Depois deram o sinal e encostou um caminhão que começou a despejar concreto. Tudo muito rápido. O concreto era espalhado enquanto dois deles tratavam de nivelar o piso.  Em seguida, surgiu um reluzente tapete cinza sob o sol do verão. Perfeito.

Deve ser muito difícil fazer calçadas. Se não fosse já teriam aprendido na minha cidade. Lá a prefeitura não quer nem pensar no assunto. Nem mesmo das próprias calçadas ela cuida, que dirá das calçadas onde os cidadãos pisam. É que o IPTU deve ser muito baixo e então falta dinheiro, fica difícil cuidar de tudo. Melhor terceirizar. Onde eu moro há vários prédios da municipalidade onde as calçadas estão péssimas. É tão difícil cuidar do passeio público que a prefeitura lava as mãos e manda os donos dos imóveis fazer as calçadas e cuidar delas. Tem até lei para isso. Se você tem uma casa, um apartamento ou uma garagem, mãos à obra. Os fiscais não querem saber e multam quem deixar a calçada ruim.

Recomendados

Procurei no Google e não achei uma única universidade nos Estados Unidos para aprender a fazer calçadas. Pensei em um mestrado ou mesmo especialização. Nada. Como conseguem ser tão bons nisso? Deve ser um segredo guardado à sete chaves, do tempo de Thomas Jefferson. Quem aprender ficará rico no Brasil fazendo calçadas decentes. Na minha cidade então, vai virar celebridade.

Diego Casagrande é jornalista profissional diplomado desde 1993. Apresenta os programas BandNews Porto Alegre 1a Edição, às 9h, e Ciranda da Cidade, na Band AM 640, às 14h. Escreve no Metro Jornal de Porto Alegre

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos