Liderança ampliada debaixo de chuva!

Por fabiosaraiva

helio-castronevesVou falar um pouco da rodada dupla de Toronto, no Canadá, que aconteceu neste último final de semana. Cheguei com nove pontos de vantagem sobre meu companheiro de Team Penske, o australiano Will Power, e agora tenho 13. Não foi um grande avanço, mas estamos caminhando, pontinho em pontinho.

Como choveu no sábado e a corrida não pôde ser realizada, todos os horários foram modificados para que ambas acontecessem no domingo. O horário que era reservado para o Qualifying da segunda prova, acabou sendo usado para a corrida #1. Isso fez com que a classificação para a segunda prova fosse cancelada e eu acabei largando na pole por estar liderando o campeonato.  No primeiro Qualifying fui 3º.

A corrida da manhã foi tranquila em termos de condição do clima. Chegou a aparecer até um solzinho e não choveu. Fiz uma corrida muito consistente, andei o tempo todo no bloco da frente e cheguei a liderar. Recebi a bandeirada em 2º, entre o vencedor Sebastien Bourdais e o Tony Kanaan, que chegou em 3º. Problemática, mesmo foi a disputa da tarde e justamente por causa dela, a chuva.

Larguei na pole com pneus para pista seca e fui embora, liderando as primeiras 11 voltas. Foi aí que começou a chover e parei na 12ª para colocar os pneus para pista molhada. Continuei naquela boa balada e já estava de volta à liderança na volta 21. Como a pista foi secando, liderei até a volta 41 e logo depois fui para os pits recolocar os pneus slicks. Alguns pilotos resolveram não trocar pneus e o que se formou foi um grupo quase compacto reunindo os pilotos que trocaram e aqueles que foram para frente porque permaneceram na pista.

Foram vários os acidentes e eu, que vinha no meio do bolo a essa altura da corrida, quebrei o bico do carro ao tentar me livrar de um verdadeiro engavetamento que se formou na minha frente e gerou uma bandeira vermelha. E, olha, ainda bem que consegui passar, mesmo com a avaria no carro, pois se tivesse ficado ali a coisa teria sido muito mais complicada do que foi. Na relargada, perdi posições justamente porque estava com o carro danificado. Resultado: cheguei em 12º, depois de ter liderado mais da metade da corrida. É mole?

Mas não tem nada, não. O importante é que continuo na liderança e já estou me preparando para a corrida de Mid-Ohio, no dia 3 de agosto. Antes, treino por lá nesta quinta-feira. Forte abraço e até semana que vem!​

 

Helio Castroneves, 39, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 28conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputará em 2014 sua 17ª temporada na categoria e 15ª pelo Team Penske.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo