Colunistas

Dilma sobre o líder do PMDB: ‘Agora é guerra!’

claudio-humbertoA presidenta Dilma comunicou à cúpula do PMDB que não haverá dificuldade em atender o partido, mas avisou que não aceitará qualquer entendimento com o líder na Câmara, Eduardo Cunha (RJ): “Cheguei ao meu limite, agora é guerra!” Senadores e o vice Michel Temer tentaram ponderar, lembrando o “mal” que Cunha pode fazer ao governo, nas votações, mas ela está irredutível: “Vamos enfrentar isso”.

Tamos juntos

A presidenta disse que não tem interesse em “depreciar” o PMDB. Quando isso acontece, disse ela, seu governo também é atingido.

Recomendados

Importante revelação

Dilma se diz revoltada com a “falsidade” de Eduardo Cunha: enquanto a atacava em público, tentava indicar ministros em particular.

Primeira indicação

Em meio a acusações contra Dilma e o PT, Cunha indicava Neri Geller, atual secretário de Políticas Agrícolas, para ser ministro da Agricultura.

Segunda indicação

Outra indicação de Cunha, em meio ao tiroteio, foi a de Alexandre de Moraes (recentemente barrado para o CNJ) para ministro do Turismo.

‘Vice-ministro’ da Previdência é alvo de denúncias

O presidente da Fecomércio-Piauí, Valdeci Cavalcanti, afirma que está sendo perseguido por Carlos Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência e presidente do Conselho Fiscal do Sesc. A perseguição começou, diz ele, após a denúncia que fez a Justiça paulista mandar investigar Gabas por “falso testemunho”, em ação de cobrança de corretagem de imóvel adquirido pelos próprios pais, em Araçatuba.

Dossiês falsos

Cavalcanti acusa o petista Gabas do “método de sempre” de “distribuir dossiês denegrindo pessoas que não comungam com o seu partido”.

Demissões na FAB

Oficiais técnicos da FAB entraram na Justiça contra a demissão de 600 tenentes, na tropa há 9 anos, recrutados por prazo determinado.

Resposta no Salão Oval

Se soubesse da frase de Lula à imprensa italiana (“Obama poderia ter sido um presidente melhor”), o americano responderia: “Idem, cara”.

Votos na convenção

Na tentativa de conter rebelião sem precisar negociar com Eduardo Cunha, Dilma se antecipou para já acertar alianças estaduais: vai apoiar candidatos do PMDB em sete estados (TO, PB, MA, RN, AL, GO e RO), e tentará costurar o consenso no DF, em MT e em SC.

 Negociação

Vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer se reúne nesta terça à noite com Rui Falcão (PT), Valdir Raupp (PMDB) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) para ampliar as conversas.

O tamanho do líder

O primeiro sinal de que o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), estava pendurado na brocha, foi do amigo Henrique Alves, presidente da Câmara. Acusado de fazer jogo duplo, Alves disse a senadores que “a bancada da Câmara não quer romper com o PT; só 20% dela”.

Na ativa 

O “blocão” tenta mostrar força: marcou almoço nesta terça (11) na casa de um deputado do PP-MG para acertar a derrubada do Marco Civil da Internet e da criação de comissão externa para investigar a Petrobras.

Perdeu, Pezão

A Justiça Eleitoral do Rio concedeu liminar proibindo o PMDB de usar o slogan “A mudança só começou”. Para o TRE, é “propaganda eleitoral antecipada”. A representação é do ex-aliado e atual arqui-inimigo PT.

Engajamento

Dilma Bolada se engajou na campanha de reeleição. Passou a tarde de ontem (10) alfinetando no Twitter os adversários do PSB. Sobrou para o pré-candidato Eduardo Campos, para Marina Silva e Beto Albuquerque.

Foi por pouco

Inicialmente ignorado pelo Planalto, o líder do governo, Eduardo Braga (AM), foi convidado de última hora, ontem, para participar da reunião de Dilma com o vice Michel Temer e a cúpula do PMDB no Senado.

Não-me-toque

Parece até piada, mas o vice Michel Temer e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) saíram da inconclusiva reunião com Dilma direto para a Base Aérea, rumo ao município de Não-Me-Toque, no RS.

Pergunta ao Pizzolato

Lula vai a Roma perdoar o papa por confessar o furto de uma cruz ou vai ensinar aos italianos como se faz uma pizza “à la Battisti”?.

 

 

Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 

www.claudiohumberto.com.br

Captura de Tela 2014-03-10 às 23.04.12 Captura de Tela 2014-03-10 às 23.04.28

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos