Este espaço também é seu

Por Caio Cuccino Teixeira

bruno-caetanoHá pouco mais de um ano, semanalmente, tenho a oportunidade de ocupar este espaço no Metro Jornal com um único objetivo: ajudar você, empreendedor, a ter sucesso com seu negócio. Gestão, marketing, estratégias para o comércio, planejamento e inovação foram alguns dos muitos temas abordados nos mais de 70 textos publicados. A ideia sempre foi dar dicas para que, ao chegar à sua empresa, você possa colocar em prática as sugestões aqui mencionadas.

Nossa preocupação é apresentar os assuntos da forma mais clara possível e propor soluções. O empreendedor brasileiro é do tipo “mão na massa”: ele não despreza a teoria, mas busca agilidade, isto é, quer respostas que possam ser aplicadas sem demora no seu dia a dia.

Este trabalho pode ser considerado uma extensão do que fazemos no Sebrae-SP. É mais uma maneira de ir até o dono de uma micro ou pequena empresa e dar apoio para que ele conduza seu negócio de forma cada vez melhor.

No entanto, proponho uma nova dinâmica para nossos encontros às segundas-feiras. Quero ouvir suas histórias, saber das situações que você enfrenta no exercício da sua atividade, suas dificuldades e também como encontrou saídas para os problemas que, sabemos bem, teimam em aparecer. Estou certo de que o compartilhamento das experiências entre os leitores pode contribuir para o desenvolvimento de todos.

A vivência de um empresário pode servir para mostrar ao outro que caminho seguir – ou não seguir, afinal erros também são fontes de aprendizado. Além disso, continuarei a falar aqui de boas práticas de gestão, só que a partir das situações que chegarem até mim. Vamos aproveitar casos concretos para oferecer orientações pertinentes.

Portanto, deixo meu convite para que iniciemos um diálogo de agora em diante.

Escreva para mim. Conte sua história sobre empreendedorismo. Seu exemplo ou mesmo sua dúvida podem representar ótimos motes para falarmos de um assunto de interesse geral.

Mande uma mensagem para o meu e-mail: [email protected] Este espaço também é seu.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. O Sebrae-SP é uma instituição dedicada a ajudar micro e pequenas empresas a se desenvolverem e se tornarem fortes. Saiba mais em www.sebraesp.com.br


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo