O empreendedor de sucesso

Por Carolina Santos

bruno-caetanoTodo empreendimento nasce, basicamente, de um sonho. Sonho que o empresário ou futuro empresário tem de construir um negócio em que acredite e com o qual tenha verdadeira identificação. Sonho de fazer as coisas do seu jeito, ganhar dinheiro trabalhando com o que gosta e que represente a ponte para a realização profissional e pessoal.

Ao abrir um negócio próprio, o empreendedor vislumbra conquistas. Porém, entre o desejo e a efetiva concretização dos objetivos existe um longo caminho cheio de altos e baixos. Tal trajetória exige muita dedicação para deixar de ser apenas uma promessa.

Mas como se tornar um empreendedor de sucesso? Podemos identificar características comuns entre os que se destacam. São traços que fazem com que essas pessoas tenham um desempenho acima da média.

O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um líder que vai atrás de soluções e está sempre atento ao mercado. Ele se antecipa e faz acontecer, pois vê oportunidades onde outros não as enxergam.

Ele é persistente. Convicto de que tem uma ideia ou projeto com possibilidades, não desanima diante dos problemas, traça metas e se empenha ao máximo para atingi-las.

A busca por informação faz parte de sua rotina. Sabe que um maior conhecimento sobre clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços é o atalho para obter diferenciais em meio a tanta competição. E não hesita em consultar especialistas que possam lhe orientar. Além disso, é um ouvinte atento, pois boas ideias vêm tanto da pessoa mais humilde quanto de alguém extremamente preparado.

Planejamento é sua palavra de ordem. Todas as suas ações são pensadas, revistas, monitoradas e ajustadas conforme as circunstâncias. Organizado, mantém registros financeiros e a partir deles toma decisões fundamentadas.

Outro aspecto marcante é a exigência permanente de qualidade e eficiência. Sua intenção é surpreender o cliente positivamente e compromete-se a ajudar a equipe para cumprir as tarefas.

O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um. Ele pensa grande. Por isso ousa, arrisca – de forma calculada, pois tem o pé no chão – e sempre crê que é capaz de construir o que idealizou.

 

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. O Sebrae-SP é uma instituição dedicada a ajudar micro e pequenas empresas a se desenvolverem e se tornarem fortes. Saiba mais em www.sebraesp.com.br. Bruno Caetano escreve no Metro São Paulo

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo