Destilando criatividade

Por Carolina Santos

joao-fariaCom as restrições na comunicação publicitária das bebidas destiladas, as marcas buscam caminhos criativos para chamar a atenção dos consumidores. Álvaro Garcia, diretor de marketing para o portfólio de scotch da Diageo, conversa com a coluna.

Como as marcas procuram interagir com o consumidor?

A interação com consumidores é um desafio cada vez maior, dada a quantidade de meios e mensagens buscando os targets. O fator mais importante está em entendermos o que é relevante e não somente o que é importante para a marca. Johnnie Walker fala e faz ações em torno do “se beber não dirija” muito antes de qualquer nova legislação. De 2006 para cá, mais de 250 mil quilômetros em corridas de táxis foram bancados pela marca, para incentivar esse hábito entre a população. Além das campanhas de mídia, mantemos canais de comunicação segmentados com os fãs, como a fanpage do Facebook, que hoje tem 2,1 milhões de fãs e é a fanpage de maior engajamento entre as de bebidas alcoólicas no país, segundo dados da SocialBakers. Além disso, quando falamos de bebidas destiladas, a experiência que a pessoa tem com a marca é muito importante.

 

Que estratégias costumam ser utilizadas?

Trabalhamos sempre com planos 360º que buscam impactar o consumidor de formas inovadoras. Um exemplo disto é que para o lançamento da nova campanha impactamos parte do target com um telegrama. Imagine, um prosaico telegrama! Este meio antigo é relacionado às mensagens urgentes e a mensagem de Johnnie Walker é urgente: a conquista do que se deseja está em nossas mãos.

 

E o ponto de venda?

É fundamental. A gente sabe que no ponto de venda o consumidor tem um comportamento mimetista. Olha para mesa ao lado antes de fazer a escolha. O contato direto com os donos de bares, restaurantes e as pesquisas frequentes com os consumidores nos ajudam nisso.

 

Como inovar na comunicação?

A marca busca inovar em tudo o que faz. Do ponto de vista de produto, temos novos blends, como o Double Black, que vem conquistando os consumidores em todo o mundo. Do ponto de vista de categoria, a Diageo estimula a criatividade no consumo de whisky, por meio de drinks e ocasiões. Como marca, Johnnie Walker busca sempre inovar nos meios e promove releituras da mensagem Keep Walking o tempo todo, para fazê-la atual.

 

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo