Vaza áudio de voo de Lula para Curitiba: Manda esse lixo janela abaixo
A comunicação do voo que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Congonhas, em São Paulo, para o aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi interrompida por vozes não identificadas que pediam ao piloto do avião: "Leva e não traz nunca mais” e "Manda esse lixo janela abaixo”, diziam os áudios (ouça ao fim do texto). Os comentários que xingavam o petista foram vazados e circularam neste último domingo (8) nas redes sociais.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, pelo Twitter, que os áudios são verdadeiros e foram captados entre a Torre Congonhas, em São Paulo, e a Torre Bacacheri, em Curitiba. No entanto, a instituição informou que as vozes não são de controladores de voo.
Leia mais:
Café preto e pão com manteiga para Lula
Santa Cândida, Curitiba: chegada de Lula ao bairro onde fica a PF divide os novos “vizinhos” do petista
Lula poderá fazer campanha e ser eleito presidente de dentro da prisão?
A FAB ressaltou que a frequência utilizada para essas comunicações é aberta. Segundo a Força Aérea, as regras de tráfego orientam os usuários a se identificarem, o que não ocorreu nesse caso.
“Lamentavelmente, na gravação em questão, a frequência foi utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, comunicou a nota
O advogado de Lula, Cristiano Zanin, que estava com o ex-presidente no avião, se pronunciou pelo Twitter pedindo que os áudios sejam investigados, chamando a ação de "atentado".
"Estive nesse voo e diante da confirmação da autenticidade do áudio é preciso investigar quem planejou esse atentado", declarou no Twitter.
Lula foi levado em um monomotor Cessna Caravan para o Paraná, onde cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.
Ouça abaixo o áudio divulgado:
#URGENTE Lula corre risco de morte. Precisamos denunciar internacionalmente e exigir providências. Vazou áudio da rádio comanda da PF onde mostra o momento em que policiais ameaçam Lula. pic.twitter.com/LXEyvOOyW1
— Décio Lima (@deciolimapt) April 8, 2018