Brasil

Após se entregar, Lula passará a noite em Curitiba, onde fará “refeição simples”

Helicóptero da PF está a postos no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, para transportar Lula até o local onde ficará preso a partir de hoje.

O ex-presidente Lula vai passar a noite deste sábado já na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde fará uma «refeição simples» no jantar, diz uma fonte da Polícia Federal à BBC Brasil.

O helicóptero da PF está a postos no aeroporto Afonso Pena para transportar Lula até o prédio da Superintendência assim que o ex-presidente chegar à cidade.

Oficiais da polícia ainda não sabem, no entanto, a hora exata em que Lula sairá de São Paulo. Após um discurso de 55 minutos, em que anunciou que iria cumprir o mandado de prisão expedido pelo juiz Sergio Moro, o ex-presidente permanece no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo.

Recomendados

  1. ‘Vou cumprir mandado’ de prisão, diz Lula
  2. A trajetória que levou Lula de Garanhuns ao mundo e pode terminar em Curitiba
  3. ‘Não havia razão para adiar ordem de prisão’, diz Moro em entrevista a TV chinesa

Lula estaria almoçando com aliados e familiares e só depois se entregaria à PF. A partir daí, deve ser levado ao aeroporto de Congonhas para vir a Curitiba.

«De cabeça erguida eu quero chegar lá e falar ao delegado, ‘estou à sua disposição’. (….) Sairei dessa maior, mais forte, mais verdadeiro e inocente porque quero provar que eles que cometeram um crime. Este pescoço aqui não baixa, vou de cabeça erguida e vou sair de peito estufado de lá», discursou Lula.

Diante da Superintendência em Curitiba, enquanto isso, manifestantes contra e a favor do presidente começam a se aglomerar – ainda em número reduzido -, e já há tensão entre os dois lados.

O prédio permanecerá fechado neste sábado. A sala onde Lula ficará preso era um dormitório utilizado para receber agentes de outros Estados e foi adaptada com uma cama de solteiro e uma mesa para recebê-lo. O espaço não tem grades, ar-condicionado, televisão, frigobar ou câmera interna de monitoramento.

Com 15 metros quadrados, a sala fica distante da carceragem da PF em Curitiba, onde estão presos outros réus da Lava Jato.

Segundo a PF, no entanto, a área externa da sala será monitora da a todo o momento.

Lula poderá receber a visita de seus advogados ainda no fim de semana, a pedido de Moro. Não é praxe, segundo policiais, permitir visitas nos fins de semana.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos