Brasil

PT vê dia trágico após negativa de habeas corpus a Lula e diz que STF se ajoelhou

O PT afirmou que a rejeição pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula representa um dia trágico para a democracia e afirmou que o Supremo rasgou a Constituição e “ajoelhou-se” diante de pressões.

Em nota divulgada na madrugada desta quinta-feira, pouco depois de o STF negar por 6 votos a 5 o pedido de habeas corpus de Lula, abrindo caminho para que ele seja preso após a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão no processo sobre o tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, a Executiva do PT reafirmou que Lula é inocente e que o povo tem direito de votar nele nas eleições presidenciais de outubro.

“Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil. Nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la e a maioria do Supremo Tribunal Federal sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma a nota petista.

Recomendados

“Ao negar a Lula um direito que é de todo cidadão, o de defender-se em liberdade até a última instância, a maioria do STF ajoelhou-se ante a pressão escandalosamente orquestrada pela Rede Globo.”

O partido também disparou contra a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, que tem se recusado a pautar para julgamento ações que questionam a prisão após condenação em segunda instância.

A ministra Rosa Weber, que deu o voto tido como decisivo para negar o habeas corpus a Lula, é contra o início do cumprimento da pena após decisão em segundo grau, mas votou contra o pedido da defesa do petista alegando acompanhar o entendimento atual da corte, que permite o início do cumprimento provisório da pena.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos