Mídia internacional aponta incerteza política após nova condenação de Lula

Por Estadão Conteúdo

Os principais veículos de comunicação da Europa, da Ásia e da América Latina estão repercutindo o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com alguns sites afirmando que a confirmação da condenação do petista lança o Brasil em um período de incerteza política em pleno ano eleitoral, uma vez que ele é favorito nas pesquisas de opinião.

O britânico "The Guardian" traz o assunto na capa, com a notícia sendo a 9ª mais lida do portal. A reportagem diz que a decisão unânime da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de manter a condenação do ex-presidente, "complica os planos de Lula para um terceiro mandato e marca um revés extraordinário na sorte do líder mais popular da história moderna do Brasil".

O britânico "The Guardian" traz o assunto na capa, com a notícia sendo a 9ª mais lida do portal O britânico "The Guardian" traz o assunto na capa, com a notícia sendo a 9ª mais lida do portal / Reprodução

Leia também
Além do tríplex: Os outros processos em que Lula é réu
Do sindicato ao banco dos réus: relembre a trajetória de Lula
Condenação impede Lula de concorrer na eleição de 2018?

Também no Reino Unido, o site da "BBC" destaca a condenação de Lula em sua página principal, lembra que ele ainda pode recorrer da decisão, e diz que o Partido dos Trabalhadores não tem uma plano B para as eleições de outubro. Já o Financial Times chama atenção para o fato de os ativos brasileiros terem ampliado os ganhos no mercado financeiro após a condenação e diz que apoiadores de Lula estão se manifestando em várias cidades do País.

o site da "BBC" destaca a condenação de Lula em sua página principal O site da "BBC" destaca a condenação de Lula em sua página principal

Na França, o "Le Monde" chama Lula de "figura mítica" da política brasileira e diz que, com a condenação, o futuro do ex-presidente está comprometido. A notícia virou manchete na versão espanhola do El País, que chama atenção para o fato de a pena de Lula ter sido estendida para 12 anos de prisão.

Le Monde" chama Lula de "figura mítica" da política brasileira "Le Monde" chama Lula de "figura mítica" da política brasileira

O site do jornal argentino "Clarín" transmitiu ao vivo o julgamento em sua página principal, com informações atualizadas sobre as etapas do processo. Com a manchete "duro revés para Lula", o "Clarín" destaca que o petista é apontado como favorito na corrida presidencial em "todos os levantamentos". No Peru, o El Comercio também destaca que o petista é o favorito na disputa eleitoral.

o "Clarín" destaca que o petista é apontado como favorito na corrida presidencial O "Clarín" destaca que o petista é apontado como favorito na corrida presidencial / Reprodução

A rede árabe "Al Jazeera" deu grande destaque ao julgamento, com a manchete "Corte brasileira mantém condenação de ex-presidente por corrupção". A reportagem afirma que Lula foi impedido de se candidatar às eleições e também observa que a maioria das pesquisas mostra que o petista sairia vitorioso na disputa eleitoral. O site ainda disponibiliza um perfil do ex-presidente com o título "Lula da Silva: o ex-presidente irreprimível do Brasil".

Al Jazeera Al Jazeera / Reprodução

Entre os veículos asiáticos, a versão em português do site "Xinhua News", da China, também deu destaque para o julgamento, dizendo que o julgamento "lança incerteza sobre as eleições". O Xinhua ainda afirma que "as eleições provavelmente serão disputadas ferozmente a partir de quarta-feira, quando são esperados protestos a favor e contra Lula".

Xinhua News, da China Xinhua News, da China / Reprodução
Loading...
Revisa el siguiente artículo