Brasil

Mídia internacional aponta incerteza política após nova condenação de Lula

Os principais veículos de comunicação da Europa, da Ásia e da América Latina estão repercutindo o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com alguns sites afirmando que a confirmação da condenação do petista lança o Brasil em um período de incerteza política em pleno ano eleitoral, uma vez que ele é favorito nas pesquisas de opinião.

O britânico «The Guardian» traz o assunto na capa, com a notícia sendo a 9ª mais lida do portal. A reportagem diz que a decisão unânime da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de manter a condenação do ex-presidente, «complica os planos de Lula para um terceiro mandato e marca um revés extraordinário na sorte do líder mais popular da história moderna do Brasil».

Leia também
Além do tríplex: Os outros processos em que Lula é réu
Do sindicato ao banco dos réus: relembre a trajetória de Lula
Condenação impede Lula de concorrer na eleição de 2018?

Recomendados

Também no Reino Unido, o site da «BBC» destaca a condenação de Lula em sua página principal, lembra que ele ainda pode recorrer da decisão, e diz que o Partido dos Trabalhadores não tem uma plano B para as eleições de outubro. Já o Financial Times chama atenção para o fato de os ativos brasileiros terem ampliado os ganhos no mercado financeiro após a condenação e diz que apoiadores de Lula estão se manifestando em várias cidades do País.

Na França, o «Le Monde» chama Lula de «figura mítica» da política brasileira e diz que, com a condenação, o futuro do ex-presidente está comprometido. A notícia virou manchete na versão espanhola do El País, que chama atenção para o fato de a pena de Lula ter sido estendida para 12 anos de prisão.

O site do jornal argentino «Clarín» transmitiu ao vivo o julgamento em sua página principal, com informações atualizadas sobre as etapas do processo. Com a manchete «duro revés para Lula», o «Clarín» destaca que o petista é apontado como favorito na corrida presidencial em «todos os levantamentos». No Peru, o El Comercio também destaca que o petista é o favorito na disputa eleitoral.

A rede árabe «Al Jazeera» deu grande destaque ao julgamento, com a manchete «Corte brasileira mantém condenação de ex-presidente por corrupção». A reportagem afirma que Lula foi impedido de se candidatar às eleições e também observa que a maioria das pesquisas mostra que o petista sairia vitorioso na disputa eleitoral. O site ainda disponibiliza um perfil do ex-presidente com o título «Lula da Silva: o ex-presidente irreprimível do Brasil».

Entre os veículos asiáticos, a versão em português do site «Xinhua News», da China, também deu destaque para o julgamento, dizendo que o julgamento «lança incerteza sobre as eleições». O Xinhua ainda afirma que «as eleições provavelmente serão disputadas ferozmente a partir de quarta-feira, quando são esperados protestos a favor e contra Lula».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos