Brasil

PMDB volta a ser MDB e quer discutir programas claros

Ueslei Marcelino/Reuters

De volta às origens, o PMDB decidiu retomar seu antigo nome – MDB – nesta terça-feira, e inicia as discussões para modernizar seu estatuto e seu programa partidário.

ANÚNCIO

Em convenção nacional extraordinária nesta manhã, o partido oficializou a mudança do nome, e adequou seu estatuto à legislação eleitoral com regras sobre o repasse de do fundo eleitoral.

Na véspera, ao ser questionado sobre que tipo de punição seria estabelecia aos parlamentares da sigla que não votassem de acordo com a orientação da Executiva da legenda, que fechou questão a favor da reforma da Previdência, o presidente nacional da legenda, senador Romero Jucá (RR), afirmou que não haveria “retaliação” dos desobedientes, mas a “valorização” dos que seguirem a diretriz partidária.

Recomendados

Na reunião desta terça-feira, o MDB também iniciou a discussão sobre seu novo programa partidário. Segundo Jucá, será criada uma comissão que em 90 dias terá uma proposta de modernização do estatuto. Ao mesmo tempo, os integrantes do partido também iniciam as dicussões sobre o programa partidário.

“Estamos recuperando o nome do MDB e junto com essa recuperação do nome, nós queremos ter causas claras”, disse o presidente do partido ao abrir a convenção. “É hora de olhar para frente e ver que a ponte para o futuro já chegou”, afirmou Jucá. Segundo Jucá, as mudanças serão submetidas a voto em nova convenção do partido no final de março.

A convenção contou com a presença do presidente Michel Temer, que ao enaltecer o papel de seu partido no governo, fez questão de dizer que as reformas que está conduzindo estavam previstas no programa Ponte para o Futuro, elaborado pela sigla há dois anos.

Temer chegou a desmarcar sua participação no evento, e sua assessoria não informou o motivo do cancelamento. Na semana passada o presidente foi submetido a um pequeno procedimento cirúrgico após quadro de dificuldade urinária e diagnóstico de estreitamento uretral.

Presidentes de núcleos partidários discursavam e comissionados votavam, quando a chegada de Temer foi anunciada no microfone. A estrutura preparada para a presença do presidente no início da manhã –equipamentos de raio-x e de segurança– já estava desmobilizada.

Tags

Últimas Notícias