Brasil

Vamos sair do governo pela porta da frente, diz Aécio Neves

Dois dias depois de destituir o senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), presidente afastado do partido, participou nesse sábado (11) da convenção tucana em Minas Gerais que reelegeu seu aliado, o deputado Domingos Sávio, presidente da legenda no Estado. Em entrevista no final do evento, Aécio reconheceu que o PSDB deixará em breve o governo Michel Temer, mas criticou os «cabeças pretas», ala que faz oposição ao Palácio do Planalto. «Vamos sair do governo pela porta da frente, da mesma forma que entramos», disse o senador.

Segundo Aécio, há no partido uma «falsa discussão» sobre a permanência ou debandada dos tucanos da Esplanada dos Ministérios. «Vejo uma falsa discussão, como se essa fosse a questão central: sai ou não do governo. Isso só serve aos interesses de uma eleição interna. Não posso aceitar a pecha de que a presença do PSDB no governo é fisiológica», afirmou.

Segundo o senador, há no PSDB «um convencimento de todos» de que está chegando o momento de deixar o governo. «Quero sugerir aos dois candidatos (à presidência do partido) que convoquem os ministros do PSDB para uma reunião e que definam o momento da saída.» Aos jornalistas, Aécio afirmou que, após a posse de Temer, chegou a «aventar» Tasso Jereissati para ocupar o ministério de Desenvolvimento Econômico.

Recomendados

«Não vejo os cabeças pretas defenderem as reformas com o mesmo ímpeto que defendem a saída do governo. Boa parte desta discussão é uma desculpa para não votar a agenda de reformas», disse Aécio.

Sobre a destituição de Tasso e a indicação do ex-governador Alberto Goldman para ocupar a presidência interina do PSDB, Aécio afirmou que agiu «com a responsabilidade de sempre».

Ao falar sobre esse ponto, o senador cometeu um ato falho. «No momento que indiquei Tasso para assumir a presidência da República (sic), o fiz pelo fato de ele não ser candidato à própria reeleição. Não seria lícito que eu indicasse alguém para a interinidade e esse alguém a utilizasse para construir uma candidatura.» Aécio disse ainda que, quando indicou Tasso para o cargo, assumiu com isso um desgaste e contrariou a posição «unânime» da bancada federal que, segundo ele, apresentava o nome de outro candidato.

Após Aécio ser flagrado em um áudio pedindo empréstimo a Joesley Batista, ele se afastou da presidência do partido. Naquele momento, o favorito da bancada era o deputado federal Carlos Sampaio (SP).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos